domingo, 20 de abril de 2025

Preciso de ajuda

 

Novamente venho aqui por questões pessoais:tenho feito artigos revelando problemas pessoais.Muitos diriam que não deveria fazê-lo,mas em função de alguns conceitos que emiti aqui nestes artigos ,foi preciso expor alguns problemas pelos quais passo.

Agora,como consequencia destes problemas enfrento outros mais graves:como advogado,perdi meus clientes na pandemia e não consigo recuperá-los.

Dirijo-me às pessoas que me acompanham a tantos anos ,para pedir que me ofereçam um emprego para um velho de 62 anos,que por razões pessoais,ficou numa situação dificil.

Estou no auge da minha capacidade de resiliência,mas as circunstâncias objetivas não ajudam de modo nenhum.

Alguns falsos amigos se recusaram a sequer me ouvir e muita gente que eu ajudei em outras épocas sequer me olha.

Assim é a vida,mas eu venho aqui em um momento dificil,não me humilhar, mas estabelecer uma relação com a solidariedade humana num momento muito complicado para mim.

Qualquer coisa que puderem arranjar para eu fazer eu farei de muito bom grado,porque nunca estive acima de qualquer trabalho digno.

Já me referi a um problema legal em alguns artigos,mas este ainda não começou e eu preciso me antecipar se as consequencias forem ruins para mim.

Espero que alguém me ajude e me dê oportunidade de sair desta situação um tanto quanto desesperadora.


terça-feira, 15 de abril de 2025

O que a dialética tem a ensinar a Trump

 

Que o mundo é interligado e que a América não vai ficar nunca mais isolada,como antes da primeira guerra mundial.O critério “américa first” é só para os americanos só.

O que Trump quer é que cada um cuide de si e não viva,no entender dele,às custas dos EUA.Mas neste processo,dir-se-ia “ revolucionário”muitos problemas aparecerão ,para o país dele e para os outros.

Aliás isto é o que já vem acontecendo ,numa escala global,refazendo os critérios geopoliticos,pela aproximação do Brasil com a China e com a provável necessidade dos outros povos de se unirem para enfrentar estas mudanças.

Então não se tem efetivamente uma forma univoca de interpretar estes fatos e estas decisões do Presidente Trump.

Consequencias positivas e negativas vão trocar de lugar o tempo todo.

A direita vai vaticinar o progresso dos outros povos,enquanto que a esquerda vai enfatizar o empobrecimento.

Mas a verdade é que ainda é muito cedo para entender como será a nova ordem econômica,com os reflexos na politica.

Na politica é possível fazer algumas previsões:o traçado geopolitico se modificará,como já dissemos,no sentido de alianças entre as nações para se adaptar a este novo mundo.

Mas não haverá isolacionismo de ninguém,muito menos dos Estados Unidos,que terão que cumprir suas tarefas próprias de quem é o mais poderoso do mundo.

É aí que entra a dialética:o enfraquecimento dos outros povos,que não tiverem como acompanhar as mudanças é ruim para os EUA também.

É falaciosa esta afirmação de Trump de que os Estados Unidos não precisam de ninguém.

Já Obama pensara desta forma em relação ao petróleo,mas nunca colocou a questão do isolacionismo americano.

Ainda que fosse verdade a auto-suficiência estadunidense,os liames de comércio dos EUA com os outros têm como enriquecer mais ainda os Estados Unidos e aos demais.

Por vias tortas uma revolução de direita,como esta que está diante dos nossos olhos,tem como acarretar transformações positivas.