O artigo anterior deu base para eu discutir o que eu recebi no meu youtube:um dos remanescentes da guerrilha do Araguaia(tema de que vou tratar proximamente)Danilo Carneiro,que morreu ano passado,toca num assunto de que falei recentemente:a emancipação da mulher no capitalismo.
Suponho que tenha sido criticado pela pessoa que colocou este video(sem se expor)pelo fato de ter dito que o capitalismo não é propriamente culpado da exploração da mulher,mas os resquicios feudais que permanecem na sua conformação,como modo de produção.
Sabia que estas afirmações causariam espécie (e vão causar mais ainda porque vou dizer mais coisas ainda) e o fiz de propósito.Este senhor que eu não conhecia afirma o que diz todo militante radical:não é possivel emancipar a mulher no capitalismo,mas muitos setores do gênero feminino conseguiram o seu lugar na medida em que se tornaram consumidoras e trabalhadoras produtivas.
O que as fez chegar neste momento legitimo foi a superação dos costumes ,da repressão familiar,do patriarcado,que vem desde Constantino ,através da Igreja Católica.
A superação destas barreiras,como diz Marx(Os marxistas deviam ler...)é uma condição essencial do desenvolvimento capitalista ,o qual é base para o comunismo.
O comunismo não deriva em Marx de uma postura religiosa que rejeita o capitalismo(rejeições religiosas segundo Max Weber),mas da compreensão de que o capitalismo em seu pleno desenvolvimento é condição do comunismo.E uma das condições é a superação,que o capitalismo realiza,das barreiras estatais,feudais,do passado.Sem isto não há como superar o capitalismo e construir o comunismo.
Infelizmente,por necessidades politicas e eleitorais,a relação entre comunismo e cristianismo desbaratou estes fundamentos teóricos.Em outro artigo eu falarei mais detalhadamente sobre isto.
Em alguns paises a emancipação da mulher se deu quase que completamente,no processo de controle do mercado,que é uma necessidade social.
E como eu disse só será possivel controlar plenamente este mercado,quando a mulher for aculturada.
Acontece que mudanças no âmbito do capitalismo,parecem justificá-lo o que para o radical de esquerda dogmático é crime de traição ,no espirito de seita religiosa em que o movimento comunista se transformou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário