domingo, 21 de abril de 2013

Republicanismo e Pré-história



Já na pré-história havia um esírito republicano.Os homens puderam melhorar a sua condição imediata de vida quando se reuniam para caçar em grupo.Em grupo era possível caçar animais maiores,que ofereciam mais elementos necessários à sobrevivência.O espírito coletivo ajudou a humanidade.
Contudo,a pré-história não é civilização.A civilização é mais complexa e exige que o espírito coletivo preserve algo que não era problema na comunidade primitiva:a intimidade.
Na civilização,existe o Estado,que reprime para manter a ordem.Embora existisse justiça na comunidade primitiva(através de normas religiosas e costumeiras) ,na civilização quem detém a justiça é este mesmo Estado,que a distribui segundo interesses que já não são coletivos,mas impostos pelo mais forte.
A única maneira,a meu ver,de,na civilização ,se garantir a intimidade e distribuir justiça considerando o coletivo,os interesses coletivos,é pelo espírito republicano,espirito e prática republicanos.
Quer dizer,da mesma forma que os antigos pré-históricos se juntavam para caçar os grandes animais,os da civlização devem considerar,pelo menos numa mediação,a cidadania,a necessidade de considerar o seu próximo,mesmo que dele não goste ,ou não o conheça,porque enquanto entidades formais é preciso estabelecer uma colaboração para que as coisas funcionem,como funcionava a caça.
Em muitos lugares,predomina o que acontece no Brasil,o cada um por si.Cada um age de acordo com seus interesses pessoais ,egoístcos e a vida pública vira um monstro que cai sobre todos,como o Leviathan,da Biblia e de Hobbes.
È assim na coleta do lixo que provoca a inundação;nas obras,que não são mantidas e desabam matando as pessoas;nas relações sindicais,que é um tema para o próximo artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário