segunda-feira, 16 de junho de 2014

Entrevista com o advogado Mauro Carvalho






Amigos   o Advogado Mauro  Carvalho  do escritório  Equipe  Adv/Aud Advogados  Audiencistas me concedeu esta entre vista    sobre esta   nova atividade  dos advogados .Esperamos  que todos  mandem comentários  e debatam este tema



1)porque  razão ,na sua opinião,cresceu este tipo de atividade,os escritórios de massa?

Este segmento teve sua ascensão devido à estruturação dos escritórios de advocacia para atender um oceano de processos que eram suportados pelos departamentos jurídicos das grandes corporações e conseqüentemente a redução de custos foi o principal fato gerador


2)Em que medida ela  ajuda na atividade advocatícia?Significa maior  empregabilidade para os advogados?

O fluxo de trabalho do escritório de massa contempla a geração de empregos aos advogados devido ao ingente volume de trabalho. Dependendo da estratégia da estruturação operacional destes escritórios estes absorvem também profissionais recém formados que com um plano de carreira agregado, a possibilidade do desenvolvimento profissional atinge remunerações expressivas.


3)Como o sr. vê  as críticas a este tipo de atividade?Muitos  dizem que a  atividade de massa diminui a capacidade de atuação como advogado.Ele  se torna um mero audiencista,alguém que só faz acordos.Qual o seu pensamento sobre isso?

Todas as críticas são positivas. Mas sempre quando é apresentado algo "novo", aquele que não está inserido neste contexto, reclama. Quanto a realização dos acordos, existe o valor de ponderar o mérito de cada lide e o "quantum" que está em questão. Por outro lado temos que a marcha processual, o cipoal de recursos e a carência de magistrados levam o processo judicial a sua eternização e conseqüentemente ao elevado custo para o Estado. As partes do processo ciente destes fatos, em especial aos que tramitam nos Tribunais de Justiça, optam pelo acordo. 
Quando ao profissional especializado em audiência, a de convir que ele em audiência de instrução não é um mero expectador, ele tem a obrigação de estudar o processo uma vez que se não diligenciar corretamente os objetivos do cliente se prejudica, pois a ata da audiência apresenta ao escritório de advocacia o cenário de todos os fatos ocorridos, e se este apontar incompetência profissional será excluído. 
Cumpre acrescentar que estes escritórios possuem uma vigilância constante da produção e resultados.

4)Esta  atividade está  crescendo?Como o sr.  vê as perspectivas  dela para o futuro?

Não digo crescendo por parecer uma forma inconseqüente. Prefiro dizer que estão sendo constituídos para atender este segmento de mercado muito limitado.
No futuro somente os escritórios de advocacia de massa que investirem nos profissionais e em tecnologia irão sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário