segunda-feira, 23 de maio de 2016

Do Minc e de outras besteiras



Vamos acompanhar a  evolução política dos acontecimentos no Brasil,com o governo Temer.Muitas pessoas estão justamente mostrando os podres deste governo e cobrando postura igual em relação a ele,por parte dos críticos de Dilma.Mas a questão não é bem esta:nós não podemos agora ficar fazendo ping pong,ou seja,um grupo atira de um lado e o outro de outro.
Isto aprofundaria o estado de acefalia que grassava no governo de Dilma,por culpa dela.É lógico que ninguém apóia  este governo e nem acha que ele é a salvação de tudo,mas há que pensar nos perigos que esta situação de toma-lá-dá-cá  pode causar aos de baixo,ou seja,nós que vivenciamos uma crise sem precedentes na economia.Eu tenho dito que o Brasil é um país sem fundamentos econômicos e sociais sólidos.Quando uma crise se instala no Brasil leva muito tempo para debelá-la,porque nós somos dependentes dos outros países,nossa indústria é moderna ,mas não é nossa ,é do estrangeiro.
As pessoas ficam tentando explorar as evidentes deficiências do governo temer,para dizer que  Dilma é quem estava com a razão,mas não é isso não,toda a política está errada,os fundamentos do Brasil estão errados ou não existem.
Este problema do Minc é um bom exemplo disto.Em que medida um Ministério da Cultura não é conectado,por essência,com o da Educação?Porque não pode?Na verdade a atividade artística e toda a atividade cultural não é só relativa ao produtor cultural,mas ao necessário compromisso educacional de ajudar o povo brasileiro a crescer e aprender.
Não é só a utilidade da peça do teatro,do livro,mas a transmissão de conhecimento para o povo,que ,aliás,não tem acesso a muitas destas coisas.
Eu fico admirado de ver gente do PT falar na destruição da cultura,quando a maioria não tem como chegar a  ela.É uma egocentria profunda do artista,que se coloca como parte legítima que é do processo democrático,sem levar em conta que a sua obrigação não acaba no aplauso,mas na ampla utilidade social do seu trabalho.
Não me venham com esta história de que é preciso voltar com Dilma.O que é preciso é estabilizar o governo e solucionar esta crise,porque senão a situação vai ficar cada vez pior.
Temer não é senão um governo tampão,porque toda esta moldura política é caracterizada como tal,transitória,porque resulta de uma crise ,política e econômica, que exige priorização,antes das eleições vindouras de 2018.
Temer não vai ter como fazer um governo completo.Ele é análogo(guardadas as devidas proporções)ao governo de Itamar,que soube cumprir a sua tarefa.
Qual é tarefa de Temer?Lançar as bases para a superação o mais rápido possível desta crise econômica de desemprego que aí está,por culpa do trabalhismo de Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário