quinta-feira, 22 de maio de 2025

Moradias gratuitas III

 

Devo fazer uma correção que me foi passada pelo msn,que certamente leu os artigos anteriores(sem me citar[mas deram uma dentro desta vez]).

A previsão da Finlândia para 2007 não se realizou e eles esperam consegui-la até 2027.

A situação de pessoas na rua é uma das coisas mais dificeis de solucionar e eu penso,em termos teóricos e hipotéticos,que dois problemas avultam em importância a partir desta premissa:há “ doidões”que por uma razão de necessidade de destaque não se encaixam de propóstio na civilização;e há também o dificilimo problema da droga.

Estas duas questões ,às vezes,me dão a impressão de que só serão resolvidas no tempo e com um esforço coletivo e profissiona(com o concurso de psicólogos e assistentes sociais[e talvez mais gente]{penso o mesmo sobre a violência}).

Então os outros problemas são solucionáveis,mas a natureza da situação de rua da humanidade,precisa ser conceitualmente(e psicologicamente)revista.

As causas consensuais para esta chaga social são estas:

  • Desemprego e pobreza extrema: A perda de renda, associada ao aumento do custo de vida, pode levar rapidamente à perda do lar.

  • Problemas familiares: Violência doméstica, conflitos familiares e abandono são causas frequentes, especialmente entre jovens e mulheres.

  • Saúde mental e dependência química: Muitos indivíduos em situação de rua sofrem com transtornos mentais ou uso abusivo de substâncias, agravados pela falta de acesso a tratamento adequado.

  • Déficit habitacional e especulação imobiliária: Em muitas cidades, a moradia é tratada como mercadoria, inacessível à população mais pobre.

  • Eu vou analisar cada uma delas no próximo artigo.




domingo, 4 de maio de 2025

O progama de casas gratuitas II

 

Na Finlândia o problema dos sem -teto foi solucionado desta forma.Aqui no Brasil dever-se-ia tomar a iniciativa de ir lá verificar como obtiveram esta vitoria social importatíssima.

Seria uma reforma social decisiva e histórica,que engrandeceria o governo lula,que parece ter começado a fazer,depois das minhas pressões aqui.

Mas era preciso dar mais visibilidade a esta iniciativa se houve.Porque é este um tema essencial e real da questão social,que parece ter sido abandonada pelos partidos de esquerda modernos,que só administram o capitalismo,sem nenhuma perspectiva de mudança verdadeira.

Mudança verdadeira é aquela que atinge os fundamentos da sociedade,eu já expliquei;é aquela que atinge de fato os problemas da questão social,que não só não acabou,como mal começou.

Uma destas mudanças é a da falta de moradias,que perpassa décadas no Brasil,sendo já uma instituição ver pessoas abandonadas nas ruas,inclusive,desgraçadamente,crianças,crianças e velhos.

Mas neste caso,não é só no Brasil:é um fenômeno mundial,um fenômeno humano universal.

Até países prósperos como a citada Finlândia,com indices sociais elevadíssimos, sofrem(ou sofreram) do problema,em menor escala mas sofrem.

O que normalmente impede o ataque ao problema para sua solução é que a questão é resumida no problema das drogas,que é mais difcil de deslindar.

Não é,no entanto,só as drogas que levam as pessoas para a rua.No caso das crianças,lares desestruturados.A criança tem como ser recolhida,de uma maneira social e científica.

Programas para velhos também são factiveis, isto sem falar nos doidões de amor,que passam por dissabores emocionais e doidões pura e simplesmente,que vão para a rua por motivos inusitados.

Analisando cada uma das causas é possível dar um fim a esta chaga ou pelo menos diminuí-la drásticamente,o que já seria ,em nosso tempo,uma grande vitória social.

Espero que a noticia trazida pelo deputado Lindbergh Farias,aqui no meu feed de noticias do face seja apenas o começo desta luta,para terminar com esta vergonha.Isto tem como ser solucionado num país capitalista sim.


sábado, 3 de maio de 2025

Preciso de ajuda

 


Novamente venho aqui por questões pessoais:tenho feito artigos revelando problemas pessoais.Muitos diriam que não deveria fazê-lo,mas em função de alguns conceitos que emiti aqui nestes artigos ,foi preciso expor alguns problemas pelos quais passo.

Agora,como consequencia destes problemas enfrento outros mais graves:como advogado,perdi meus clientes na pandemia e não consigo recuperá-los.

Dirijo-me às pessoas que me acompanham a tantos anos ,para pedir que me ofereçam um emprego para um velho de 62 anos,que por razões pessoais,ficou numa situação dificil.

Estou no auge da minha capacidade de resiliência,mas as circunstâncias objetivas não ajudam de modo nenhum.

Alguns falsos amigos se recusaram a sequer me ouvir e muita gente que eu ajudei em outras épocas sequer me olha.

Assim é a vida,mas eu venho aqui em um momento dificil,não me humilhar, mas estabelecer uma relação com a solidariedade humana num momento muito complicado para mim.

Qualquer coisa que puderem arranjar para eu fazer eu farei de muito bom grado,porque nunca estive acima de qualquer trabalho digno.

Já me referi a um problema legal em alguns artigos,mas este ainda não começou e eu preciso me antecipar se as consequencias forem ruins para mim.

Espero que alguém me ajude e me dê oportunidade de sair desta situação um tanto quanto desesperadora.