sábado, 20 de setembro de 2025

Mais críticos do meu trabalho

 

Mais pessoas vêm aqui no meu youtube para fazer críticas ao meu trabalho e ao meu esforço de reconhecimento.Sem me citar naturalmente ,estas pessoas vêm diminuir o significado e o peso daquilo que eles chamam de “ opinião” pura e simplesmente.

Mas eu já expliquei os meus fundamentos,no inicio da minha atividade,há treze anos:infelizmente tais pessoas não me lêem com honestidade e passam a diminuir ou diluir todo o meu esforço intelectual de pesquisa.

Eu não sou de forma alguma um opiniático.Opiniático é aquela pessoa que opina sobre tudo,sem saber nada,apenas se limitando à superficie dos assuntos.

Já expliquei,repito,que tenho uma formação interdisciplinar,por causa das minhas leituras ,desde pequeno,da Enciclopédia Delta Larousse(que foi feita para empregar os exilados ou destituidos de seus empregos pela ditadura)e por minha filiação ao marxismo.

A interdisciplinaridade de Marx e do marxismo ,cimentada pela dialética,desapareceu quando esta foi desmentida,mas eu mantive a capacidade de relacionar diversos temas ,que estão,a meu ver ,relacionados sim.

Vou repetir:como um pesquisador e expositor de filosofia não conhece história?Como um cientista politico não conhece história?Como alguém que trabalha com ciências humanas não é interdisciplinar?Um cohecimento de sociologia não é tão essencial,mas politica,história e filosofia estão imbricados no processo de conhecimento.

Os meus artigos são derivados deste conhecimento e de pesquisa a vida toda.Eu sou,como dizem os hispânicos,um publicista.Já me defini assim.

Ser um filósofo ,no sentido próprio do termo ,é algo bastante complicado e de modo geral filósofo é aquele que tem um pensamento original,no sentido de fonte de outros pensamentos.

Sou humilde de reconhecer que não estou neste patamar.Sou um pesquisador e publico aquilo que pesquiso.Portanto não me considero um opiniático,mas alguém que contribui para o debate ,como cidadão no cotidiano(que aguenta as consequencias da incompetência de quem está em cima)e que tem o direito de se manifestar.

A falta de um diploma não me retira a profissionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário