quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A eleição nos Estados Unidos



As eleições   nos Estados Unidos estão chegando a um ponto de ebulição e é importante continuar mostrando os seus aspectos positivos,inclusive para nós.
Conforme eu disse no artigo anterior a presença de um candidato socialista não é boa agora,porque a sociedade americana não está preparada.Há uma certa sorte porque o candidato adversário é muito ruim.
A radicalização no Partido Democrata moderno ,totalmente livre da guerra-fria,era esperada.Todos percebem,como eu tenho dito,que  a presença deste Partido nos Estados Unidos melhorará  as condições para abordar as questões  relativas ao problema social,que apesar da queda do muro,continua.
Mas não é a hora.Se for para reunir os  socialistas escondidos tudo bem,mas para chegar à Presidência é  um erro.
Aliás  ,esta campanha pode  vir a ter um significado,exatamente porque pela falta de uma guerra-fria,de uma luta social intensa  como no passado,tanto a direita republicana se radicaliza,mais que tudo para reunir de novo os seus quadros,como a esquerda o faz com objetivos diversos.
A direita republicana,no século XX sempre se apoiou na Guerra-Fria e depois que ela  acabou ficou tentando achar um outro inimigo:primeiro vieram os japoneses e agora são os terroristas,mas a sociedade americana não tem mais uma conexão tão segura com esta questão como na época em que o socialismo punha em xeque o capitalismo americano,por décadas.
Esta luta é legítima ,por parte da esquerda,até ao momento desta reunião,mas ela pode evidentemente ajudar a  direita,que usará o aprofundamento radical do Partido Democrata para justificar a necessidade do povo americano médio  se proteger,principalmente na questão das armas.
Sanders tem 74 anos,não é já uma idade adequada para ser um Presidente da República ,em qualquer lugar(ouviu Lula?).O fato de ser Judeu não importa,mas certamente precisamos raciocinar politicamente ,com a cabeça dos americanos.
As noticias que vêm de lá dão conta de que  isto tudo não vai prosperar,quer dizer,o candidato socialista não vai chegar lá e que a sua presença atende a estas necessidades,mas eu aprendi a ser cauteloso.Vejo nesta campanha um significado importantíssimo que só tende a crescer,aventado acima e que  tem tudo  a ver  com as minhas esperanças para o futuro,que  a questão social retorne dentro de métodos democráticos e que perdure para sempre.Quem sabe o partido Republicano não volta  a ser aquele de Abraham Lincoln,que fez  a abolição,inclusive?

Nenhum comentário:

Postar um comentário