quarta-feira, 16 de março de 2016

A volatilidade e o esfacelamento do poder no Brasil



Semana passada eu pedi  a renúncia  de Dilma.Hoje de fato ela não é mais governo e quem vai governar é alguém que não foi eleito.Se isto não é ditadura,não sei mais o que é.Se não é fraude eu não entendo mais nada de nada.Se isto não é fachada,não sei mais o que é.
O fato é que  face  a este escárnio diante da lei,diante da democracia e do povo(embora parte dele pareça aceitar erradamente),não há mais critérios ,senão os pessoais,para analisar a política no Brasil.Então nós estamos num passo pior do que o da anomia,mas na da acefalia,e numa acefalia ativa,porque causa terríveis conseqüências para diversos setores da sociedade,notadamente o povo brasileiro.
Mas a esquerda também,que pensava numa renovação vai continuar sendo associada mais e mais aos fantasmas do passado,sua relação com golpes e revoluções violentos,desrespeito à lei como condição de solucionar a questão social,etc,etc.
Depois de tantos anos de discussões no interior da esquerda,vai ser difícil fazer entender às gerações futuras de que o desrespeito à norma não é o caminho mais curto para a justiça social,mas  a compreensão da realidade social e o uso  responsável da democracia e do direito para obtê-la.
Onde deu certo uma estratégia deste tipo,que está na base das atividades atuais do PT e seus lideres?Somente os de cima,os que fazem parte do aparelho é que ganharão com tudo isto.Haverá uma promessa de recuperar a economia mas a verdade é que o estado geral de diluição continuará por muitos anos.
Ser de esquerda vai se tornando cada vez mais difícil,porque fica quase impossível convencer as pessoas de que existe alguém da esquerda honesto e incorruptível.Já era muito  difícil alguém ser comunista,depois que o comunismo permitiu a entrada do Stalin,que fez o que fez pelo bem de todos.Agora qualquer esquerda,qualquer pessoa de esquerda terá que curtir um dobrado para provar a sua inocência,o que favorecerá a direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário