sábado, 2 de abril de 2016

Mudei de Idéia




Reflexões sobre a crise




Há motivo para Dilma sofrer um impeachment?
Olhem,amigos,desde o inicio eu disse que não havia condições para este impeachment.Bastava,como disse Marina Silva,a cassação ,mas esta cassação  também é um problema porque todo o político faz estas coisas e ninguém se importa.Só agora eles resolveram dar importância  a isto aí.
O que me fez mudar de opinião em relação ao impedimento,que acho que deve ocorrer,para o bem do Brasil,são duas coisas:em primeiro lugar aquilo que eu já defini aqui como sendo um ato de usurpação  do poder soberano ,pela nomeação de Lula para o Ministério.Eu disse que isto era baton na cueca,porque era uma admissão  de culpa e é mesmo;mantenho esta visão.Mas acima de tudo a ida de Lula para o Ministério é a constatação daquilo que disse sempre de Dilma,que é somente um boneco na mão de Lula,que ela nunca teve independência de fato,nem viabilidade partidária,só chegando à presidência por causa do aval de Lula.
Devido ao seu enfraquecimento ,por culpa dela própria,que mentiu à nação quanto à crise econômica e devido ao evidente crescimento das denúncias,a natureza verdadeira de seu(não-)poder veio à tona e agora ,para que o regime se mantenha, é preciso que Lula esteja dentro do governo de modo a poder fazer os conchavos necessários para garantir sua continuidade.De fato ele voltou á presidência sem ser eleito.Qual o nome disto?Golpe Institucional ,usurpação,fraude mesmo.
Golpe Institucional
Na definição clássica da ciência política golpe institucional é aquele  que usa  a legalidade das instituições para criar uma situação autoritária de fato,uma situação não consentânea com os desejos da soberania popular.
A senhora Jandira Feghali ,integrante bastante operosa da CPI do impeachment,contra ele,e até onde eu sei(porque não vi autocrítica)seguidora de um dos maiores especialistas em golpes e violências,Stalin,o “ criador” da “ ciência” do “ marxismo-leninisno” que ela tanto preza,tem se desdobrado em mostrar  que o impeachment é golpe porque não há motivo para tirar a Presidente,mas tem sim,porque ela(a Presidente),por culpa dela,já não consegue realizar nada no governo,não detendo mais autoridade e capacidade de mando.Tornou-se fraca(por culpa dela)e precisa urgentemente de seu mentor,para seguir.Precisa que Lula segure na sua mão para ela poder escrever no caderno direitinho...
Há um outro argumento que dá conta da inexistência de crime de responsabilidade,sobre o que eu já falei.Mas falta uma coisa:não é possível acreditar que um Presidente da República não saiba das coisas que estão acontecendo.Na verdade Collor só foi impedido porque o seu irmão revelou detalhes demais da corrupção e não foi possível jogar areia nos olhos do público e ele foi acusado de corrupção passiva que é o crime de responsabilidade que o tirou do poder.Corrupção passiva é se aproveitar de uma situação para galgar objetivos públicos,mas o ato em si que define o crime de responsabilidade não é só participar,é saber e não denunciar.
O crime de responsabilidade ,como ato jurídico,é anulável,quer dizer, pode ser reparado se houver denúncia de quem tem esta obrigação,o servidor público.
Se Collor sabia e tivesse denunciado ele poderia continuar no poder,mas não o fez porque cometeu o crime mesmo e se beneficiou dele por não revelar.
No caso de Dilma é difícil de acreditar que ela não saiba destas coisas e que não se beneficie disto aí.Quando Lula falou em pressionar a Juíza do Supremo ela não sabia? E não se beneficiaria de uma decisão eventualmente comprada?
Eu não gosto de falar em termos pessoais principalmente quando se trata de juízes.A maioria das pessoas no Brasil precisa entender que não é o juiz que decide ,é a lei que deve ser aplicada.Eu não discuto o que o juiz fez ou deixou de  fazer,mas a propriedade da aplicação ou não da lei.É o que interessa.
Particularmente penso que não foi legal o que o juiz Sergio Moro fez ao revelar a conversa  telefônica,mas ele moralmente o tinha na medida em que foi evidenciada a tentativa de pressionar o Supremo e também para esclarecer que Dilma está se envolvendo no processo,quando devia governar,já que entende não ter cometido crime nenhum.Não é bem assim,ela sabe.
O golpe institucional de Lula/Dilma existe na medida em que Lula será o governante de fato e esta dubiedade,esta irresponsabilidade, vai favorecer os conchavos ocultos,porque ninguém saberá de onde provém esta ou aquela decisão,se dela ou dele,sendo esta  característica mais forte deste golpe.O que se institui com a presença de Lula no governo é a irresponsabilidade ,pois ele e ela poderão fazer o que quiser sem assumir a responsabilidade.Quando ela precisar se evadir a  atribuição da decisão será dele e vice-versa.Então é como eu disse:acefalia dinâmica,fraude dinâmica,pois o poder passa de mão em mão  sem que alguém se aperceba.
O segundo ponto
Eu tinha dito que havia um segundo ponto para mudar de opinião em relação ao impeachment e eu vou explicar porque:o que está diante de nosso olhos é uma crise da democracia brasileira,uma crise das instituições que já não servem aos propósitos de progresso social do país.Mas é também dos partidos,dos políticos  e do povo,da mentalidade brasileira que tem que mudar,quanto à necessidade de respeitar a norma e defender a honestidade,principalmente dentro do Estado,dos de cima,dos que governam.
É uma grande chance de fazer uma reforma política real que,pelo menos,acabe com a corrupção no âmbito do Estado.No âmbito da sociedade é mais difícil,mas se começar em cima teremos mais força embaixo.
Renovar a democracia e o estado brasileiro depende do que fizermos agora.O que temos que tirar não é só Dilma,é tudo o que está errado e mudar no sentido justo que sempre reivindicamos.
Neste sentido,eu mantenho a idéia que eu defendi antes de fazer um mandato que prepare a eleição de 2018,porque se houver uma eleição agora,sem a reorganização da sociedade política,os problemas vão cair no colo de quem for eleito,que não poderá governar com os objetivos de renovação que certamente ele terá que expressar em sua administração.
Nós precisamos terminar a crise para dar continuidade ao Brasil que está refém do intersses pessoais e partidários.
Além do mais haverá retaliação,haverá ressentimento,notadamente se ficar no governo Michel Temer,pois o PT vai dificultar o seu governo e eu mantenho a idéia de que ele é co-responsável pelo que está acontecendo,viabilizando o governo.É anti-ético o PMDB sair e ele ficar,sem falar de que existem acusações contra ele.
Aí alguém vai perguntar:então fica o Cunha?De modo algum.Ele tem que renunciar para salvar a  nação como Dilma.Cunha está pensando que com a saída do PMDB a sua situação está tranqüila e favorável,mas não pode ser assim
São duas alternativas para o depois da crise,ou um presidente da Câmara eleito já com novos critérios ou o Presidente do Supremo,para desbastar o caminho de um novo governo e de um novo tempo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário