quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Freixo e o IPTU



Freixo e o IPTU
Para mim e para os setores mais tradicionais da esquerda o IPTU é como dizia o meu velho pai stalinista “ imposto de burguês”,porque,na verdade,é difícil encontrar o seu fato gerador e os seus critérios,que dependem muito da política burguesa.
No entanto,embora esta discussão ainda seja válida,o que me preocupa no PSOL,como preocupava no PT,é entender que é possível aumentar  este imposto,dentro desta premissa de “ imposto dos ricos” e colocar nesta denominação(ricos)setores da classe média trabalhadora.
Falta à esquerda  reconhecer o caráter produtivo da classe média e os seus setores complexos,ou seja, que mostram que ela não é uma só,homogênea.
Esta dicotomia anti-sociológica entre ricos e pobres dá margem a incompreensões deste tipo,e como eu dizia em relação ao PT tais distorções favorecem a  direita que está crescendo a  olhos vistos.
Voto em Freixo,dentro de uma perspectiva crítica e preocupado com o PSOL cometer os mesmos erros do PT.Nâo tenha dúvida de que do ponto de vista histórico é o PSOL,ainda gramsciano que tem a condição de absorver  a autocrítica histórica dos comunistas e ir além deles,mas aparentemente há elementos programáticos muito preocupantes como este aí do IPTU.  
Voto no PSOl para lutar contra este avanço da direita,mas temo que os seus métodos sejam os mesmos do PT.Por isso ,preconizo que o PSOL não receba o PT pura e simplesmente ,mas submeta o apoiamento a um rigoroso teste do tempo e dos fundamentos.
É hora de colocar a verdade histórica de que o tempo do PT de 1979 já passou,mas as massas que ele ainda reúne não podem se dispersar, não podem ficar no limbo.
Todas estas variantes estão aí em volta do PSOL do Rio de Janeiro,cuja responsabilidade histórica por isso é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário