quinta-feira, 1 de setembro de 2022

O coração de Dom Pedro

 

Todo mundo deu ptaco na questão do retorno do coração de Dom Pedro I ao Brasil.Eu também meterei a minha colher nisto aí,mostrando o problema geral em que estava inserida a independência.

Há um documento ,uma carta,de Dom Pedro para seu pai Dom João VI, em que ele diz que “o meu coração e a minha honra são maiores do que o Brasil inteiro”.O projeto de Dom Pedro e seu pai era simplesmente manter o império português,talvez com uma monarquia dual.Em que o Brasil teria papel menor.

É este o sentido daquilo que D. João disse ao filho ao voltar para a Europa:” Se algum aventureiro aparecer,tome a coroa,antes que ele lance mão dela”.Talvez tivesse passado pela cabeça do velho a situação de Napoleão.É uma hipótese.Mas tanto na cabeça deste último como na do filho, o que estava em jogo era manter o império português.

O que Dom Pedro disse na sacada do paço imperial não foram aquelas palavras lapidadas: “se é desejo do povo e felicidade geral da nação,diga a todos que fico”.Na verdade lá dentro do edifício disse que agiria conforme os desejos de meu pai,ficando no Brasil.Conecta-se o fico com a conversa de anos antes,dos dois.

Assim, tudo o que Dom Pedro fez até 1822 e daí para a frente foi sempre pensando nesta possibilidade.Mesmo quando saiu do Brasil,escorraçado,em 1831 e lutou pelo liberais em Portugal ,como D. Pedro IV,ainda havia o propósito de manutenção do projeto,porque no Brasil,ficou um partido ,durante a regência,dito Caramuru,que pregava a volta do Principe.Naturalmente a morte de D. Pedro em 1835,acabou de vez com estes planos,mas isto tudo revela que a nossa independência foi um processo politico,que levou mais tempo do que a pura e simples declaração de D. Pedro I,às margens do Ypiranga.

E mais ainda,a intenção do partido caramuru,presidido por José Bonifácio,era realizar esta monarquia,quiçá,dual.Quer dizer José Bonifácio,Patriarca da Independência,tinha em vista a mesma coisa que D.Pedro,muito embora este tenha atentado contra ele,certa vez.Mas Bonifácio tinha mais ligação com Portugal,onde se formou e era reconhecido como um dos grandes sábios da Europa,do que com o Brasil.

Dentro deste referido processo,o momentum crucis em que não havia mais possibilidade de retorno ou de encaixe no império,foi a morte de D.Pedro.Se quisermos analisar mais ainda,em 1831 não havia mais condições de retornar à dependência,mas nunca 1822,porque este ato foi apenas uma fachada para algo diferente do que os brasileiros comemoram em 7 de setembro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário