quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Salto de qualidade na Guerra da Ucrânia

 

Um mudança significativa nesta guerra me induz a vir aqui para analisá-la novamente.Até ontem a guerra da Ucrânia parecia ser aquela guerra providencial dos regimes totalitários ,para manter as massas sob seu controle.

Me preparava para escrever um artigo comparando-a àquela guerra do romance de George Orwell,1984:o inimigo externo  tinha um papel de tornar o Big Brother intocável.

Historicamente os reis do Despotismo Esclarecido foram criando esta figura de um chefe que se sacrifica pelo povo.O exemplo é o de Frederico o Grande da Prússia ,que Hitler gostava de usar como modelo para si mesmo,especialmente pouco antes de suicidar...

No entanto,as vitórias recentes da Ucrânia puseram a nu as fraquezas externas (e internas) deste projeto russo ditatorial,forçando o país a se voltar para ele próprio,procurando engajar o país todo.

Isto não me surpreende porque como eu analisei logo no inicio do conflito o que o desencadeou foi a evidente perda  de sustentação do regime por este mesmo povo russo.Putin inventou esta guerra para recuperar o projeto da grande rússia,que ,segundo ele ,reunificaria os setores conservadores internos e isolaria a dissidência.Pelo menos manter a guerra seria bom,mas tendo predominância por parte de Putin e da Rússia.

Desandado este projeto os problemas  se avolumam e Putin reage desta forma.A guerra da Ucrânia adquiriu novos contornos a serem retidos:Putin tem que reprimir mais ainda o povo russo e já o está fazendo com a exigência de conscrição geral.Quem não aceitar ser conscrito pega dez anos de prisão,segundo decreto de ontem;a ameaça nuclear,de seu uso tático,que parece ser um patamar um pouco acima de ameça ao ocidente,mas acima de tudo revela desespero,quiçá,pânico;possibilidade de golpe contra Putin.

Se de fato está próximo o fim politico de Putin e o surgimento de uma democracia moderna na Rússia,por outro a rearrumação geopolitica da Europa será o pior cenário possivel.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário