domingo, 9 de outubro de 2022

Análise de conjuntura do 1 o. turno Vamos lá.

 

Eu sempre espero tudo assentar para só depois fazer uma análise de conjuntura.E esta análise é uma das mais importantes porque trata evidentemente do primiro turno.Logo depois dos primeiros resultados a tensão é grande e continua,mas as análises podem ser feitas com mais calma.

O Brasil ficou dividido entre pobres e ricos.A região norte ficou com Lula e o sul ,englobando sudeste,com Bolsonnaro.Nos intersticios,nos cidadãos espalhados e atomizados é que está a verdade de quem ganha realmente.

Eu sempre tive como certo que a região sul e sudeste jamais votaria num neonazista,mas votou.No meu modo de entender a questão aí é que o Brasil passou a ser o elemento decisivo a ser considerado no caso de uma eleição em que um dos pólos é um internacionalista proletário.

Ainda assim é surpreendente para mim que este mesmo sul do Brasil,que tantas vezes no passado se colocou contra a ditadura militar,apoiada pelo atual presidente,tenha ficado com ele.

A menos que estes intersticios votem esmagadoramente no Lula e me desmintam aqui ,a minha leitura frustrada é esta.

É este o fenômeno que mais me intrigou nesta eleição e eu espero que o problema seja só com relação ao oponente,porque eu não quero acreditar que o Brasil seja um país de direita.Espero que a maioria esteja vendo em Bolsonnaro o país,mas neste caso o povo está se enganando,porque os valores deste neonazista não são os de uma nação moderna.

De qualquer modo fica claro que eu tenho em razão em fazer as criticas à esquerda,que não se proxima do país,que só vê o próprio umbigo,que não tem projeto nacional(até porque é elitista).

As análises que eu tenho feito ao longo da vida se confirmam agora no pior cenário,a reeleição do ogro.

Muitos me criticariam,por eu estar pessimista e não estar fazendo força para ajudar neste momento complicado,mas no próximo artigo eu me animo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário