terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Os erros de Lula II

 

Continuando a análise anterior,e já acrescentando nosvos fatos,lá vai a minha opinião,que não é senso-comum.

Entendo ser inadmissivel este esvaziamento de Tebet.Marina também,mas ela já foi comtemplada pelo Ministerio óbvio.

Fala-se que para Simone,será o Ministério das Cidades,mas em tudo isto,o que vejo não é só preocupação eleitoral e de governo por parte de Lula.Vejo que não há entendimento da fase histórica em que vivemos e sobre a qual falo constantemente.

Esperava que Lula entendesse este momento como sendo aquele em que a redemocratização se completasse jogando para o centro da terra esta direita que se formou.

No entanto,como se vê,não adiantou porque ninguém,não só Lula, vê isto.Eu,porém ,venho aqui para conceituar e dizer o que eu queria que fosse:recuperar o centro,para recuperar a democracia,torná-la melhor,dar um salto de qualidade histórico.

Mas todos estão vendo somente a troca de governo.

Eu poderia fazer mais especulações,mas vou mostrar como sonho se conecta sim com as questões concretas,imediatas.

O significado de Tebet é dialogar novamente com a classe média,unificar o país,condição necessária para superar os problemas econômicos do país.

Este diálogo,que é transhistórico e permanente é uma das possibilidades(históricas)de diluir este centrão fisiológico que compromete os governos.

A reunião da classe média com a classe operária é um ato pleno de significados e possibilidades.A meu ver Simone Tebet representa um pouco a recuperação do sentido original do antigo MDB de Ulysses,que como enfatizou o deputado Luis Henrique Lima expressava os interesses de uma classe média que já não era hedonista e auto-referente,mas conscia do seu papel próprio(classe para-si),de fiscalizadora das instituições nacionais.Uma classe média republicana ,firme e principalmente nacional.

Uma das razões pelas quais eu reitero aqui sempre o meu pessimismo quanto ao socialismo chinês ,é porque mais cedo ou mais tarde ,com o crescimento do país,se formará uma classe média ,que desejará consumir ela própria ,com liberdade e fazer o que quiser e neste momento o governo comunista cairá,não terá condições de se manter.As classes mais altas,multimilionárias consomem no exterior,mas a classe média é autótocne e não há como impedi-la de ter liberdade de consumir,até por razões economicas.

Simone Tebet teve imensas dificuldades para emplacar a sua candidatura,porque representa efetivamente um avanço de concepção,para além da pura fisiologia.Não é só o fato de ser mulher,é porque é uma nova perpspectiva possivel para a classe media atuar.

Esvaziá-la tanto quanto a Marina,confirma a visão tacanha e pouco referenciada de Lula,que é exclusivista de certas noções tradicionais da esquerda,que já foram superadas.

Ele terá condições de negociar pactos e fundamentar uma certa confiança como politico pragmático que é,mas o timing disto aí será ruim para os menos favorecidos e deixará aberturas para a direita que mantém a eleição no terceiro turno, na ordem do dia.

E algo pior, jogará agua no moinho da direita:a redemocratização não se completará.O principio da democracia que Lula sempre reduz a meras palavras,cortejando ditadores por aí(faz questão de Maduro na posse)não vai se fortalecer, e os mecanismos que ela oferece paar diluir de vez a referida direita não estarão na linha de frente,ou seja,a confrontação continuará acima do país e se houver um errinho os opositores vão crescer.Se o fisiologismo ocupar este lugar(como já ocupa) pode até acabar com o governo precocemente e vai ajudar os radicais da direita a ficar.

Se é verdade que Lula precisa ter dinheiro para ajudar os menos favorecidos é também que,para manter o equilibrio do governo ia precisar dos setores de casse média democráticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário