quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Os erros de lula


Diante dos fatos mais uma análise de conjuntura.Quando Collor foi impechado Itamar assumiu o governo e implementou o seu “projeto” digamos assim.Era bom naquele periodo que ele agisse assim,não sem antes buscar um consenso entre as lideranças partidárias que lhe deram amplo apoio,depois de conversarem com ele.

Em qualquer circunstância é sempre bom formar um consenso,ainda mais no inicio do governo,porque isto ajuda-o a dar certo.

O primeiro passo é sempre o mais importante na vida.

Não é que o nosso Lula resolveu subverter este principios e fazer um governo dele próprio,sem considerar o seu amplo arco de alianças que o elegeu?

Mesmo que figuras deste e neste arco sejam aparentemente fracas como Simone Tebet,pega mal não valorizá-las.Mais cedo ou mais tarde isto cobra um preço,porque se o governo tiver problemas,não for bem,aquilo que já se tornou uma oposição,ainda fraca,vai se tornar maior.Pelo menos a pressão vai ser maior e a tendência é que o arco não se forme mais e se se formar vai pressionar o governo ao ponto de paralisá-lo.

Se Tebet não tem força partidária,pois parece que a sua candidatura foi muito dificil de conseguir,ela tem uma quantidade enorme de votos.

Menos ainda de se considerar como justo e democrático,raciocinar que ela é,como é de fato,séria candidata à sucessão,que precisa ser impedida de ter esta chance.

Lula pôs Haddad no Ministério da Fazenda para ser seu substituto e escanteou Simone,mas isto rompe com o arco e é um risco de dificuldades de governança que ele está correndo.

Logo depois da eleição disse que Lula devia governar pelo centro,construindo um projeto nacional,a partir de uma nova aliança entre a classe média e a operária.Mas seus ouvidos estão moucos ou como eu o avaliei há muitos anos não tem referência suficiente para entender o momento histórico em que vivemos,com o perigo permanente da direita e de sua volta.

Com estas ações a polarização continua e isto só auxilia a direita.Em certa entrevista Lula disse que a polarização era algo bom porque democrático,mas ele não vê que por baixo da pluralidade e da luta politica há o problema real do país,que toda pessoa de esquerda devia entender.E mais ainda que no conceito de pluralidade democrática está a representação de vários setores da democracia brasileira,que votaram nele.

Sem estes ,o risco de um golpe,o risco de uma crise politica,com reflexos na economia, são maiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário