terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Alguns aspectos éticos da minha atividade

 

Vira e mexe venho aqui expor as balizas éticas do meu trabalho porque sou achacado ou por uma falsa indiferença(conspiração do silêncio)ou agressão direta e/ou indireta.

Como eu temia, algumas pessoas têm utilizado idéias ,minhas idéias para o seu trabalho.O meu artigo sobre o Diniz e o fato de de outros técnicos estarem olhando e se prevenindo foi usado aí por uma radio,para pautar um de seus programas.

A lei brasileira não reconhece o registro de idéias,mas do ponto de vista moral,um profissional de alto nivel tem que reconhecer de onde ele roubou uma idéia que ele não foi capaz de ter.É uma questão de hombridade pessoal.

Eu sempre enfrento esta arraia miuda que vem aqui questionar indiretamente o meu trabalho.A minha vida toda tive problemas com ressentidos e recalcados.Em nossa época este tipo de gente tomou o proscênio.Nelson Rodrigues já o havia notado.A aurora da besta triunfante.

Então,contra,às vezes,conselhos de amigos meus,prefiro encarar de frente quando um falhado destes me confronta,do que deixar passar,porque senão eu fico cercado deles.

E ninguém me cita diretamanente.Um articulista da Folha de São Paulo me citou indiretamente e fez a acusação que eu esperava há muito tempo:o fato de eu bater na esquerda favorecerá a direita.E este articulista cita “ A Ideologia Alemã” de Marx.

Eu já contestei isto aí,mas vou reiterar para ver se estes desatentos entendem de uma vez:em primeiro lugar eu não bato na esquerda,eu argumento,critico,ofereço idéias e assim sucessivamente.E faço isto para que a esquerda não cometa os erros de sempre e favoreça com esta reiteração a direita.

A minha análise deriva de discussões de décadas sobre o papel da esquerda no Brasil e a sua relação com a democracia e com o país e neste aspecto a esquerda tem tanta tentação autoritária quanto a direita,mas esta tem mais raízes no Brasil do que a esquerda e quando o povo se sente ameaçado recorre a ela.

O recalcado,o ressentido ,tem baixa-autoestima ,mas não se esforça, não busca fazer alguma coisa,porque ele teme a reprovação dos outros.Para a pessoa normal a vida é feita de acertos e erros e há que se conviver com estes últimos.O recalcado não erra,porque,como todo psicopata,não consegue lidar com eles e foge para um mundo sempiterno em que ele se vê como um Deus,melhor que todos.

São estes pequenos hitlers ,stalins, reis leopoldos,do dia-a-dia que sustentam estas figuras históricas execráveis.

Quando alguém demonstra capacidade o recalcado tenta diminuí-lo,fazendo algo igual,inventando vitórias relativas,para não reconhecer o trabalho do outro.

É uma forma de hobbesianismo em que este homunculo se dependura no outro para crescer,se exalta para parecer algo e se extrema para destruir o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário