quarta-feira, 31 de maio de 2023

Análise de conjuntura

 Lula não entendeu

Eu não vou me repetir:os fundamentos do que eu achava ser a base da politica deste terceiro mandato de Lula,era uma politica de frente e um esforço de construir uma plataforma nacional.

Tudo indicava que ele seguiria mais ou menos este caminho.Apesar de alguns sinais preocupantes ,como o esacanteamento de Simone Tebet,ele havia tomado decisões coerentes,fundamentadas e populares,como a do “ Mais médicos”.

E agora as últimas noticias,dando conta de vitórias inacreditáveis da direita ,principalmente na questão do meio ambiente ,pôs no governo,de novo,aqueles que sairam ,no final do ano passado.

Está certo:Lula ainda pode vetar e aí uma negociação se seguirá.Contudo a tendência é que os conceitos conservadores e de direita vençam no final.

Há muitas análises sendo feitas sobre o que está se dando no momento imediato,mas a minha perpsectiva é sempre de ver os erros de fundamento,aventados já lá em cima e em outros artigos.

Para exemplificar aqui as minhas idéias é forçoso dizer que se não bastasse essas derrotas,em meio a um clima desfavorável, o Presidente convida Maduro da Venezuela,novamente incorrendo no internacionalismo velho das esquerdas e aprofundando a confrontação,que ele considera como democrática ,mas que só ajuda a direita.

Uma coisa é o governo atual da Venezuela e outra é o país.Se Lula tivesse noção desta diferença essencial ele jogaria melhor em nome do Brasil.

Mas assim como ele não distingue estas coisas, aqui no Brasil não articula democracia,nação e estado de direito.

Ele que pediu ajuda aos órgãos internacionais ,alegando ser um preso politico, dá apoio a alguém que já é denunciado por estes órgãos e que,como eu já expliquei ,usou o método de Stalin de esfomear a sociedade para governar(como ditador).

No caso da Venezuela ele atacou a classe média,e enviou para o exterior milhões de refugiados,já que não pode matar,como fez seu mentor.

A reclamação hoje ,do presidente da câmara,quanto à falta de articulação do executivo,com os poderes e com a câmara,resulta deste desconhecimento dos fundamentos da democracia e da falta de vontade de conhecer.

Nós estamos correndo risco de a direita retornar na próxima eleição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário