terça-feira, 2 de maio de 2023

 

O Diniz não(vou pautar de novo)

Atenção Torcida do Fluminense

Como sempre faço espero os acontecimentos encorparem para eu poder comentar.Esperava que esta cavadinha em torno do técnico do Fluminense fosse fogo de palha e acabasse logo.

Contudo,cresceu muito e adquiriu proporções inimagináveis.

Lembro-me do tempo de Muricy,quando o Fluminense ia entrar de novo num periodo de ascensão e aí o nosso técnico foi convidado para a seleção brasileira.Como o Fluminense não liberou acertadamente,conforme o contrato,Muricy arranjou uma desculpa paar retaliar o Fluminense.Tudo bem,ele ficou triste.

Aqui vai a minha interpretação dos fatos:o Fluminense e o Flamengo sempre foram clubes de ponta do futebol brasileiro.Sempre protagonizaram mudanças fundamentais no futebol brasileiro.

Mesmo na questão do profissionalismo o Flamengo apoiou a iniciativa que foi do Fluminense.E nem se fale depois da dupla Francisco Horta e Márcio Braga.

Os tempos atuais são de ganhos financeiros descontrolados e a cultura e o povo brasileiro,nas arquibancadas, foram deixados de lado:não tem mais flamenguista negro e pobre na arquibancada(se é que existe arquibancada também).

Mas o protagonismo cultural de Flamengo e Fluminense não devem ser substituidos por l´argent .

O Flamengo já caiu na rede do dinheiro,mas o Fluminense está protagonizando novamente em termos culturais e profissionais quando apóia Fernando Diniz e a sua maneira de treinar o time.Por quê?

Porque os técnicos brasileiros(e o Brasil)estão sendo escanteados inapelavelmente naquele processo de desnacionalização a que me referi em outros artigos sobre o esporte.

Diniz é uma retomada da hegemonia dos técnicos brasileiros,do futebol brasileiro e o Fluminense capitaneia novamente a mudança.

Como consequencia o Flamengo,que caiu na rede do Capital e que deseja ser o único protagonista e a base dos outros times,como foi a Juventus,na Itália,durante muito tempo,pressionando os outros a segui-lo.

Em muitos lugares, na internet,se vêem afirmações do tipo “Diniz já é da CBF”.Nas televisões do Flamengo,fala-se nisto o tempo todo.Por isto ,pelo menos como hipótese,nós temos que aventar tal situação,tal intenção.Só pode ser.

Ou então outros interesses querem fazer o mesmo que fizeram no tempo de Muricy e acabar com o protagonismo histórico do Fluminense ou tutelá-lo em segundo lugar.

Como o jogo do Fortaleza ontem demonstrou,Diniz ainda é um técnico em formação.Eu não sou contra colocar time reserva ,se o setor médico dos clubes assim o determina ou preconiza,mas se é deste jeito,o técnico,como Napoleão, deve antecipar os problemas,os cenários em que terá que usar este time reserva (ou alternativo) e treiná-lo .

Eu já aconselhei Diniz,através de rádios aí,a ter plano B para certos jogos,em que os treinadores(Mano Menezes)impedem o time de jogar,agora repito a dose e digo a ele que treine estes times alternativos.

A partir daí colocar um técnico como este na seleção brasileira é precipitação ,para o Brasil e para o Fluminense.Diniz representa o soerguimento ,como disse,do papel dos técnicos braileiros,muito desacreditados.

É lógico que ele não tem como dizer nada agora,já que nenhum convite lhe foi feito e se receber, negar significará um desprestigio dele e da seleção,mas eu entendo que diante destas premissas ele poderia sim dizer já ,que gostaria de ficar no Fluminense.

A CBF sabe que depois de dois anos um técnico da seleção,ainda que vitorioso,sempre se desgasta.Foi assim em 2010,em 1998 com Zagallo e na época de Mano Menezes.

Levando em conta que a seleção brasileira não vai ter condições de treinar com as grandes seleções,fato que prejudicou muito a Tite,os problemas da última copa vão se repetir e pressionar um técnico iniciante como Diniz é ruim,porque se fracassar se atrasará na sua afirmação como profissional.

O melhor é ele fazer primeiro um cabedal,ter vitórias e depois se habilitar,porque senão as condições de crescimento dele vão ficar iguais às de Rogério Ceni.

Dá-me a impressão de que os clubes estão forçando etapas para certos técnicos tendo em vista esta desacreditação.

Então torcida do Fluminense,vamos pressionar para que Diniz permaneça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário