segunda-feira, 28 de abril de 2025

O que caracteriza uma guerra como mundial

 

Muita gente pensa que as guerras mundiais o foram por causa da entrada dos Estados Unidos.Certo.Se ficasse só na Europa era uma guerra européia.

Mas mesmo com a entrada de um Japão ou dos Estados Unidos,porque considerá-la mundial?Porque são os países mais importantes?

Com os EUA ou o Japão nós teriamos uma guerra destes países.Uma guerra mundial se caracteriza pela participação no conflito ,de nações que não tinham nada a ver com os motivos de seu d esencadeamento,como o Brasil.

Neste sentido,somente quando outros páises vieram ajudar a estes conflitantes iniciais e importantes,é que se pode falar de guerra mundial.

A pura e simples influencia da guerra no plano econômico,por exemplo,não é capaz também de carcterizar uma guerra mundial.

Uma guerra,envolvendo os EUA ou o Japão não seria diferente de uma guerra regional,como a dos trinta anos,no século XVII.

Neste sentido,também,só quando estas nações outras,desligadas das causas,começaram a enviar soldados,por motivos humanitários,de evitar a sangria de pessoas dos países centrais.E igualmente,porque estes países centrais já não davam conta do imenso teatro de oeprações que se espraiava pelo mundo todo.

Existe uma lista em um livro soviético sobre a participação de outras nações,como o Canadá,Austrália,India,Japão ,que são os que consigo me lembrar.

Mas é neste momento,da inevitabilidade de participação dos “ isentos”,que se verifica o elemento essencial de uma guerra mundial.

O Brasil estava pronto para entrar na 1a Guerra,quando o conflito acabou repentinamente.Só este fato fundamenta uma “ guerra mundial”.

E uma guerra mundial é,no fundo,uma interferência no mundo todo,nos outros países.É uma invasão deste países e tem uma aspecto totalitário de entrar na vida pessoal de quem não tem nenhum interesse de participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário