sábado, 17 de janeiro de 2026

Fui eu quem trouxe a doutrina Monroe

 

Agora aparece todo tipo de pessoa falando em doutrina Monroe ,o msn,a Folha de São Paulo,kotogori(?).Eu não pesquisei nada no departamento de estado estadunidense,não vi nada dos Estados Unidos,tirei do meu conhecimento histórico.

Geopolitica não existe se você não tem conhecimentos históricos,porque da Revolução Francesa até aqui temos uma unidade de questões politicas,históricas e geopoliticas.

Tem um sujeito que apareceu no meu indefectível youtube,entrevistado nestes podcasts,se referindo à doutrina Monroe,como a dizer: “eu já sabia”, “antes de você”.

Mas quem pautou esta discussão fui eu,usando apenas os meus conhecimentos históricos e fazendo as variações e atualizações necessárias.

Aí apareceu uma autora,no msn,que escreveu um livro sobre a doutrina Monroe,mas fui eu que pautei o msn.

Já está na hora deles me contratarem,para fazer as pautas,já que eu estou sempre na frente e sempre descubro coisas importantes para se colocar nos jornais.

Não é justo não reconhecer o trabalho dos outros ,há que se reconhecer a contribuição que vem de fora,para diluir este espirito corporativo que impera em todos os lugares.

Quem conhece história sabe o que está acontecendo agora,que não é mais do que uma reinterpretação do passado.

Trump sempre aquele fiel da balança do conservadorismo americano.Ele só entrava em eleição para isto,para manter,apesar das vitórias democratas,o conservadorismo à espreita,vigiando.

Ao entrar na presidência Trump representou e representa os EUA profundos,que apóiam estas politicas tradicionais de intervenção,sempre com uma justificativa defensiva,principalmente depois da primeira guerra.

É por esta razão que nós estamos voltando ao passado,antes da primeira,embora,na guerra-fria,politicas intervencionistas tenham ocorrido.Contratem o Ernesto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário