A teoria do fim do comunismo começou quando a esquerda de modo geral reconheceu que a sua necessidade de legitimação passava pela democracia e pelos princíos liberais do estado de direito.Contudo o elemento mais importante de todos é o reconhecimento de sua vinculação liberal,por uma leitura mais acurada de Marx,especificamente a sua obra "Crítica ao programa de Gotha de 1875,na qual ele afirma que reconhece a desigualdade natural dos homens(seguindo Locke e os liberais),mas sem admitir que isto sirva de justificativa de dominação.O comunismo que ele defendia igualava os indivíduos na medida em que cada um ,segundo a sua capacidade(diferente da dos outros),servia ao outro(solidariamente)segundo sua necessidade.
A igualação se dava pela superprodução de bens que a sociedade ,agora livre da exploração capitalista,punha-os em comum para toda a humanidade,não havendo por isso,dominadores e dominadores,mas usfruidores do bem comum,de fato.
Para isto o comunismo devia ser implantado imediatamente,por uma sociedade previamente muito produtiva,mas limitada pelo capitalismo e que,liberada,sem as peias do estado capitalista explorador,alcançava este objetivo.
Tal não se viu na história do socialismo,que foi implantado em sociedades atrasadas e nas quais o estado cresceu e criou um outro tipo de opressão muito idenificado com esta sociedade atrasada.A sociedade capitalista produtiva que como a base da revolução para Marx,era também a das liberdades " burguesas"(que ele não reconhecia senão como formas de mascaramento da exploração)demonstrou ser um anteparo ao que estas sociedades ditas socialistas e pró-comunistas fizeram de errado(violações,tortura,coletivização forçada),pelo quê a esquerda que quis se desvencilhar destes erros(partidos europeus,principalmente o italiano),as incorporou.
Mas reconheceu também o fato subjacente e reprodutivo dos erros segundo o qual uma idéia mal compreendida do comunismo justificou:que os homens são desiguais e igualá-los é favorecer aos mais espertos,aos mais fortes que se colocam na surdina e manipulam esta coletividade ,onde os indivíduos diluídos temem pensar diferente para não se colocar acima dos outros.Igualar desiguais é acima de tudo diluir a responsabilidade de cada segundo a sua capacidade.Marx era roussouista enquanto critico ,mas liberal enquanto comunista.
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