sábado, 15 de março de 2014

Ucrânia,ontem e hoje


 

Aqueles que estão acompanhando os acontecimentos na Ucrânia estão,na verdade,acompanhando a continuidade da guerra-fria,que começou no século passado,como decorrência de acontecimentos do  século XIX.

Temos que criticar,por causa disto,Hobsbawn, por ter dito que o século passado fora o mais breve,porque, na minha opinião ,ele continua aí e salvo outro,talvez se torne o mais longo.

Senão vejamos,como os fatos são análogos aos que aconteceram na Ucrânia no entre-guerras(14-18 e 39-45).

Foi na Ucrânia que ocorreu o maior dos crimes de Stálin,que já relatei em outro artigo,a “ coletivização forçada” ou “ coletivização pelo alto”.

Ela só foi possível,em grande parte,porque havia,na época,a mesma divisão de hoje ,entre pró-russos e anti-russos.

Na Segunda Guerra ,um dos episódios mais heróicos da defesa russa se deu na Criméia,mas antes,Stálin já tinha usado esta divisão a seu favor para cometer o supradito crime.

Ele alegou que a Ucrânia propriamente dita era constituida de kulaks ,camponeses ricos,que tinham sido beneficiados pelo Czar,desde o século XIX,e que estavam ,na ocasião,29-33,se colocando contra o poder soviético.Isto é um conjunto de meias-verdades.Se os kulaks eram “ ricos” não o eram na medida em que entendia Stálin.Não eram potentados,mas camponeses capazes de produzir para si próprios.Se é verdade que foram beneficiados pelo Czar não quer dizer que fossem responsáveis por algum crime contra o poder soviético.Havia sim o separatismo ,explorado de fora pelos emigrados.Bem e de qualquer forma e em qualquer época não se admite como processo político civilizado matar de fome uma população inteira,obrigada inclusive a praticar canibalismo.

“ Resolvido” o problema por Stálin,os ressentimentos ficaram e foram reconhecidos os desejos de separatismo logo que a URSS desapareceu.

De Yeltsin a Putin a política,russa agora,não mudou,no sentido de uma democracia moderna,mas no da continuidade das práticas autoritárias do passado.Então a separação da Ucrânia não foi bem vista pelo centralismo russo,que inclusive perdeu um dos motivos desta crise atual toda,o duto de gás,criado no período comunista.

Putin,que está se transformando num Czar,já vem interferindo na política da Ucrânia desde os anos noventa,inclusive tirando candidatos contra a Rússia e favorecendo os pró russos,nas eleições internas da Ucrânia.

Há inclusive denúncias de envenenamento de antigos opositores ucranianos desta manipulação.

A Rússia se sente diminuida na sua condição de potência e atribui a Putin muito desta responsabilidade,por isso ele precisa vender uma imagem,da mesma forma que os antigos czares,com seu império e os soviéticos,com sua zona de influência,de Grande Rússia e a anexação da Ucrânia cai muito bem neste propósito,somando-se a distribuição do gás em condições melhores,para os russos.

Se este nacionalismo grão-russo se estabelecer, os dois pólos da Segunda Guerra voltarão a existir,como pólos geopolíticos:a Alemanha e a Rússia.Mas eu não quero dizer que haverá uma nova guerra.Quero dizer que existe um grande perigo de a Rússia,dentro deste nacionalismo,abraçar formas fascistizantes de prática política,que dariam um tom de uma tragédia histórica,pois os fascistas teriam vencido os russos de dentro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário