quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Qual a diferença entre reforma (mudança) e assistencialismo?



Continuando  o artigo anterior ,o  que é uma  reforma realmente?Uma  mudança  real  destas que o povo  brasileiro precisa?Em outro artigo eu já abordei este  tema que vou aprofundar agora.Eu já me  referi à reforma  educacional  para o mal,do  Sr Jarbas  Passarinho.Lá  eu  dizia  ,e repito agora,  que  reforma  é fundamento,mudança  de fundamento.Não  é reforma    criar o  Enem,mas o  é,criar um sistema de  créditos na universidade pública,para acabar  com   a  solidariedade  da sala  de aula.
Reforma  é mudança  porque  refaz  os fundamentos  de  alguma  coisa.Aquilo que  chamamos  de  reforma  de uma casa,não  é mais do que uma atualização,pois  reformá-la  seria refazê-la  toda.Assim  é  na vida social e política.
Viver  numa  sociedade  cruel,que  não oferece assistência aos pobres é  ruim.É  muito  melhor    viver  em  uma  que se  preocupa  e procura  minimizar  os sofrimentos  dos excluídos e,portanto,não  nego a importância  de  assistencialismos e a  honestidade  de quem  o faz.Contudo, o assistencialismo  como finalidade  reproduz  os fundamentos  da  exploração e  se beneficia  dele,como  as classes e o períodos  históricos  que  os criaram.
Não  tem  sentido  falar  que  a escravidão causou  o catador  de lixo,se  o  máximo que uma  ONG  faz  é  dar  comida  a ele ,ou fazer  um filme,em que  ele  é  protagonista.Não  adianta dar expressão  a quem  vai continuar na  mesma situação.Aí é  a chamada liberdade formal.É incrível  que setores  radicais,restos de marxistas e comunistas  aceitem isto com tranqüilidade.Antigamente  se chamava  isto  de” administrar  o  capitalismo”.Se eles  conhecessem de fato  o marxismo  veriam  que,no fundo,agem dentro  de uma lógica burguesa.
Repito,eu ,como reformista que me tornei,não  acho dispensável o assistencialismo,mas ele  é apenas  parte inicial  de  um processo  de  inclusão  social,que  só se realizará quando,com  o bolsa família,todos os estudantes puderem deixar de trabalhar e se formar.
O problema  fundamental do povo brasileiro,do jovem brasileiro é  que ele não tem incentivo e condições  de só estudar porque  a  maioria tem  que trabalhar.Isto não é contemplado pelo  bolsa  família.
Eu  trouxe  esta  questão  para este artigo,como  continuação do anterior,em  que eu colocava a necessidade  de reformas  reais  para  o  povo  brasileiro.
Quais  seriam estas reformas  reais?Uma eu já coloquei,outras colocarei  progressivamente aqui,à discussão  de todos:mudança  do sistema  eleitoral,modificação do  papel dos partidos,melhorar  o ensino básico,ensino  público e gratuito,reforma agrária  ,reforma urbana e outros.
É  um  modo modesto,meu,de iniciar esta grande discussão no âmbito  da reforma política ,saia ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário