sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Porque marxóide?



Defino marxóide como aquela pessoa que se inspira em Marx pensando que o conhece ,mas tendo com ele uma relação mais emocional(e romântica)do que racional.
Dilma e os outros são assim.Ferreira Gullar tem razão:aqueles que ficaram pendurados na brocha do marxismo e do socialismo real e não admitem a  derrota(porque estariam eles próprios,como pessoas,derrotados)se voltam para o caminho que o  personalismo do socialismo(stalinista) deixou ,a busca sempre de salvadores,de figuras providenciais,cheias de qualidades pessoais e sociais,mas nem sempre conhecedores profundos da realidade ou dos pensadores que dizem seguir.
É lógico que Dilma(como todo mundo)quer o bem das pessoas que sofrem,mas não é só favorecendo este setor menos favorecido da sociedade,num arremedo de compreensão do problema de classe,que vai se resolver o mesmo e a exploração.
Eu já protestei que isto de valorizar o consumismo das classes subalternas é um escândalo,porque uma das cláusulas ainda sobreviventes do pensamento marxista(e  de outros setores do pensamento até de direita)é a crítica do consumismo,mas de acordo com o artigo anterior comprar roupa de marca é fazer estas classes pensar como a burguesia,o que é mais um absurdo do ponto de vista da esquerda conseqüente.
Mas tudo resulta do fato de que a maioria das nossas esquerdas torce os textos segundo visões emocionais,pessoais,que não só não contribuem,mas causam mas  estragos,como este crescimento da direita,que é culpa delas e de Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário