sexta-feira, 25 de maio de 2018

Já está ficando chato


Eu pretendo me referir aos problemas  políticos nacionais,pela  última vez,pelo menos por enquanto.Já não agüento mais repetir os mesmos vaticínios de golpe.Também estou me envelhecendo demasiado alegando já ter visto este filme antes.
Agora com este Lokhout mais um ingrediente clássico para dar o golpe é usado para engrossar o pirão.O que eu posso dizer?As teorias clássicas da Ciência Política,indicam que  se está produzindo um processo paulatino de crise, de modo a justificar o emprego da força.que aliás já ocorre,para desmontar os bloqueios.
Pode-se dizer que ainda não se verifica uma articulação real,consistente ,para fazer o golpe.Quero dizer não há já um gabinete de crise que o prepare,mas não me venham dizer que já não há intervenção do governo conservador de Trump nos Estados Unidos.Isto, a meu ver,prova que há a intenção autoritária.pelo menos já há uma recepção no Brasil para tanto e os políticos profissionais já jogam conscientemente com esta possibilidade.Falta  criar uma homogeneidade de interesses e uma via rápida e imediata de sua realização.Dentro da evidente característica processual que se põe diante de nossos olhos não haverá propriamente um cataclismo desencadeador do fato,o que torna a nossa época muito parecida com 1937 e com a ascensão de Salazar em Portugal:o processo será natural e pacífico,mas inevitável.
O falecido Hélio Jaguaribe,em seu livro de História critica acertadamente as concepções de “ filosofia da história”,inclusive o marxismo,dizendo que a História é conseqüencial  e eu acrescento que a História é tempo qualificado.Em qualquer definição não se pode prever exatamente o que vai acontecer no próximo passo,existindo sempre uma possibilidade de se modificar algo esperado.Lógico que quando as circunstâncias determinantes se avolumam o fato seguinte é inevitável e inarredável,mas nós estamos em um momento prévio e ainda há como evitar o pior.
Se nós defendêssemos o golpe,qual seria o melhor momento para dá-lo?Faço esta pergunta porque se as coisas continuarem assim o momento vai ser inevitável e precisamos antecipá-lo para evitá-lo.Na minha opinião,tudo é tão favorável ao golpe que a grande questão é saber se as coisas vão se impor por si mesmas e eu entendo que os momentos serão muitos.De agora até depois de uma eleição presidencial  as condições de uma crise propiciadora,estarão presentes.
Então a resposta a esta pergunta é mais complexa e estrutural.






Nenhum comentário:

Postar um comentário