quarta-feira, 30 de maio de 2018

Momentum crucis


No inicio da ciência moderna falava-se que uma hipótese era provada num experimentum crucis .Foi assim com Newton,Galileu na Torre de Pisa e Torricelli com o experimento de Magdeburg,que provou o vácuo.
Como tenho dito aqui o paradigma da ciência natural não serve para o estudo da sociedade.Não há uma indução semelhante (há algumas tentativas)que prove uma hipótese,mas apenas a descrição dos fatos sociais em busca de um sentido.
Toda a conjuntura que o Brasil vive hoje é a de um golpe de estado.As condições estão dadas aí.No artigo anterior eu criei uma hipótese de quando seria o melhor momento para dar este golpe,no afã,democrático,de evitá-lo.Chamei este momento,agora,de  momentum crucis
Em volta deste momento muitas variáveis e problemas são observáveis:a posição de Temer;o dos caminhoneiros;de Bolsonnaro e do povo brasileiro,que bateu panela contra Temer.
O fato de Temer ter recuado no domingo à noite não prova que ele não esteja no golpe.O golpe intentado teria condições de ser dado se o Brasil estivesse no caos,criado por uma eventual renitência do Presidente.Dizer que ele enfraqueceu por aceitar as exigências do sindicato não prova também que ele o esteja.Entenda bem o leitor:o que se deve garantir é o esquema conservador trazido para o proscênio por Lula/Dilma.
Não importam os nomes,importa o esquema,o programa conservador.Pode ser o Temer,pode ser o Moro,pode ser qualquer um,desde que a máquina conservadora do PMDB continue dando as cartas.Isto significa que o recuo de Temer pode não ter sido senão uma jogada para ,num momento(crucis?)ulterior exigir o seu poder de fato,num aprofundamento autoritário,junto com os militares,que estão falando o tempo todo,ora defendendo a  democracia,ora tecendo loas a 64.
A posição dos caminhoneiros se mede pela relação duvidosa com   supostos infiltrados.É oportunismo da esquerda,principalmente do PSOL,ficar do lado deles,porque é evidente que eles estão no esquema provocativo.A presença dos patrões é um sinal de participação da burguesia.E o momento de fazer isto,com intervenção federal,que pode se tornar militar,não é fortuito,mas fruto de uma escolha,convenhamos.
Bolsonnaro é só a bucha do canhão,só a centelha,mas como o Brasil já elegeu azarões ou bizarros como Collor,Jânio e Dilma,não o descarto na disputa presidencial,depois,inclusive,da sua chegada no aeroporto.
O povo brasileiro precisa ser analisado com calma.Que extrato de classe bateu panela?Foi a classe média?Se o foi é um fato positivo,porque se prova que a classe média está mais afeita ao Brasil do que a um suposto seu representante,do PMDB,considerado sempre um partido de classe média(desde os tempos de Ulysses).
Mas se for uma representação média do povo em geral também é positivo porque  isto demonstra um grau de conscientização,nos termos agora ditos.Mas seria melhor ser esta média,porque  o povo,como um todo,estaria disposto a lutar contra um possível golpe.
O  momentum crucis era esta semana,se Temer não tivesse recuado.Mas outros momentos vão aparecer se outras confrontações e provocações continuarem,como a greve dos petroleiros,aparentemente adiada,mas que não perdeu o seu “ valor” de ameaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário