terça-feira, 14 de abril de 2020

A Pantomima

Vivemos um periodo de caos,de extrema agitação.Àqueles que dizem que não devia ser assim,em plena pandemia,eu relembro certos fatos históricos,semelhantes a este,especialmente no Brasil:a Revolta da Vacina.
A Revolta da Vacina não se deu dentro própriamente de uma pandemia,mas de várias,que assolavam o Rio de Janeiro regularmente:varíola,febre amarela ,sifilis...
Certa ocasião elaborei uma proposta de tese de mestrado para a Fiocruz(não aceita),sobre as relações éticas e morais do povo e com a ciência,normalmente identificada(está última)com as elites.
Esta relação aconteceu sempre desde que a ciência moderna inventou a vacina.A verdade é esta :o povo,em qualquer lugar do mundo,sempre entendeu a ciência como parte de sua manipulação.
Lembro-me do filme “ Apocalipse Now”de Francis Ford Coppola,baseado em Joseph Conrad,autor do romance “ No Coração das Trevas”,em que o Coronel americano Kurz,interpretado por Marlon Brando,enlouquece quando,chegado numa aldeia do sudeste asiático,pensa em melhorar a condição de vida dos seus habitantes,vacinando-os.Na manhã seguinte à vacinação das crianças os aldeões deixaram na tenda de campanha do Coronel uma pilha de bracinhos,que os pais das crianças cortaram,achando que lhes tinha sido feito um feitiço ou maldade!
Foi sempre assim.E não seria diferente agora.Todo mundo usa a pandemia ,pelos mais diversos motivos e com os meios mais diversos,politicos,científicos e ideológicos e não é tudo fake não.
Mesmo o fake ,a versão,ocupa um lugar no processo politico.
Achar a árvore nesta floresta ou a gota no mar,é um esforço hercúleo destinado ao fracasso,porque,na verdade,os atores querem o de sempre,confundir,para garantir dividendos politicos e de poder.
O centro,no entanto,de tudo isto,é o de sempre:não vou recuar na minha análise que supõe o interesse subjacente de uma solução de força.Posso estar completamente desconectado do que acontece nos altos escalões de meu país e estar elaborando um discurso lógico,mas não real,mas repito o que disse em outros artigos:não é possível que um presidente da república aja deste jeito e não aconteça nada.Que um governo se divida deste modo sem consequencias.Quero dizer ,os atores de toda esta pantomima,só podem rejeitar esta ultima qualificação se alegarem fazer tudo isto de forma consciente,o que poria em dúvida a sanidade mental de todos;e se alegarem que não sabem de nada ,já deviam ter saído.
Como um presidente da república pode se colocar contra assim o seu governo todo,em meio a uma crise histórica e não ser retirado?Como um governo assim dividido não sai?
Tudo é uma grande pantomima diante de uma situação extremamente dificil e inesperada em que vive o povo brasileiro.E segue o propósito de um goevrno autoritário-militar,que é a intenção real da candidatura de Bolsonnaro.Um projeto que vem sendo montado há anos como reação aos esforços da esquerda em fazer a reparação aos crimes da ditadura.
Nós,da centro-esquerda,precisamos achar uma solução defintiva para este confronto,diluindo este núcleo histórico de vez.
Eu me pergunto se não estou errado diante da iniciativa de facilitar este projeto autoritário,ao ver lideranças responsáveis como Haddad ,Boulos e Ciro,pedir a renúncia de Bolsonnaro.
Parece haver nas hostes da esquerda uma divisão em torno deste problema.Os setores mais radicais,como de hábito,empurram a politica para a frente ,sem medir os perigos.A centro esquerda continua sem proposta,se enfraquecendo dia a dia.Espero que como analista esteja me faltando alguma coisa para eu fazer estas linhas,provavelmente erradas.De repente a esquerda tem um ás na manga,está se resguardando apenas,mas ,continuo dizendo,que depois,pode ser tarde.
A insistência com Lula,o desaparecimento de Marina, o PV sem se manifestar,enfim,quem vai aparecer aí para evitar o pior?


Nenhum comentário:

Postar um comentário