Há um chavão que muita gente(preguiçosa) repete(senão não seria chavão)de que o povo brasileiro não sabe escolher os seus politicos.Esta ladainha que vem desde 1977,com Pelé no congresso nacional,não acaba.
Mas também o povo brasileiro não pode nos momentos fundamentais dar a sua opinião.Na época das manifestações era absolutamente exigivel que o povo brasileiro determinasse como a politica deveria ser feita.
Agora ,depois da redemocratização,há muitas décadas,o mote é outro:o povo vota errado.Os candidatos bons não são escolhidos,só os maus.Quais candidatos bons?Quantos não têm problemas com a justiça?
Vou contar-lhes uma historinha sem citar nomes:em 2010 eu queria fazer politica partidária e fui a um partido que susbtituiu a minha organização da vida inteira.Lá fui recusado sem muitas razões explicadas e quando disse que o candidato à prefeitura do rio de janeiro da época desejava que fossem postulantes pessoas que nunca tinham feito politica,o responsável da máquina partidária pela escolha,me redarguiu que o prefeitável não mandava nada neste processo de seleção.
Quer dizer,se você vota num politico do executivo que tem um programa e precisa de pessoas afinadas com ele,embaixo,não conseguirá,porque um chefete vagabundo no rés do chão impede,impedindo a cidadania de progredir.
Será que quem vive no Brasil não sabe que quem escolhe os candidatos são os partidos e que os mesmos não têm interesse em honestidade?Só há interesse ,da esquerda para a direita e vice-versa ao contrário.
A culpa não é do povo,eu já expliquei isto,é dos partidos que não reconhecem o desejo claríssimo dele.De que adianta colocar mecanismos de democracia direta na constituição se ninguém pergunta diretamente à soberania popular ,por referendo ou plebiscito,o que ele determina?No tempo das manifestações eu mantive as minhas críticas à Dilma e ao PT,mas concordava com a proposta de fazer um referendo.
A direita e os conservadores,que puseram estes dois numa condição de reféns ,usaram a Venezuela como espantalho,aterrorizando a todos com o perigo de uma ditadura plebiscitária como a que existe lá.
A culpa não é povo,é dos partidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário