sábado, 22 de janeiro de 2022

Meu temor para o final do ano

 

Desta vez eu vou entrar num delirio total,apenas para expressar um temor que eu tenho para a eleição deste ano:como existe armação em todo o lugar e foi o que houve no caso do processo de Lula,um fato me chamou a atenção neste periodo prévio.Moro disse que Lula deveria estar preso.

Até que me provem o contrário todas estas idas e vindas dos politicos,outrora ligados,não são senão manobras diversivas e ocultativas ,programadas.Doria contra Bolsonaro,Moro contra Bolsonaro e vice-versa.

Quando Moro disse que Lula devia estar preso,me correu um friozinho na espinha porque vai que esta direita prenda legalmente Lula e consiga dar o golpe?

Porque ninguém se iluda:o golpe foi deflagrado no final do ano passado,mas vai ser retomado na época da eleição e uma das condições para que Bolsonaro tenha uma chance é que Lula,que está à frente dele,não possa mais participar do pleito.

De repente esta preocupação se instalou na minha cachola e apesar dos esforços para tornar isto uma bobagenzinha,o meu tempo de vida indica que as possibilidades disto acontecer são grandes.

Do jeito que as coisas estão bolsonaro vai sair,mas a direita em volta dele,vai continuar pelos próximos anos.Como eu disse,após muitos anos,pela primeira vez ,nós “ temos” uma direita no sentido próprio desta expressão e ainda que nos livremos imediatamente deste descalabro,as chances dela voltar podem crescer nos próximos anos.

Aqui no Brasil e nos Estados Unidos é este o quadro que se apresenta:a direita agitativa consegue perturbar o processo democrático e até ameaçá-lo de extinção.

A tendência nos EUA,com a vitória de Biden,é que o sistema indireto eleitoral fosse progressivamente substituido pela eleição direta,mas os republicanos,já agora dominados pela direita(um fato grave)se movem com sucesso para impedir que amplos setores ,menos favorecidos,tenham direito a voto.

A tentativa de golpe serviu então para revirar o cotidiano da democracia americana.Ela ainda não acabou,mas poder-se-ia dizer,segue em processo.

Aqui em nosso país drama semelhante se desenrola,me fazendo crer num golpe em processo,que seria uma nova modalidade de golpe para a ciência politica analisar.E o povo temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário