segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

A posse Alguns comentários

 

Foi uma das posses mais lindas que eu vi.O bater pezinho de Bolsonaro e Mourão por não quererem passar a faixa permitiu que este momento s e tornasse histórico e profético quanto ao futuro do Brasil e à sua Utopia possivel.

A representação do povo foi maravilhosa,mas faltou um representante da casse média,quiçá um professor ou advogado,que mostrasse a efetivação da disposição de Lula,expressa nos discursos,de unificar o Brasil.Em termos, unificar o Brasil é considerar a classe média,mas parece que Lula continua a desenvolver um certo milenarismo,quando fala ( e chora)nos pobres comendo restos e de outro lado criticando quem compra iate.

Eu chamo isto de “ cinderelismo vermelho”,um truque de hobbesianismo delicado,em que aquele que tem é ispo facto culpado daquele que não tem.

A sociedade capitalista moderna tem muitas mediações entre o capitalista e o miserável.Se é certo que os capitalistas ,muitas vezes,são culpados destas situações,há outras pessoas que o são também,como os politicos, que recebem a tributação que vem deles e da classe média e que ao invés de investir em politicas para acabar de vez com a exploração ,põem no bolso,como as lava jatos por aí provaram.

Falar nisto ,este governo Lula não pode nem pensar em corrupção.É uma oportunidade histórica de pressionar todos os militantes a não fazer,porque o governo Lula recebe imensas dificudades e esperanças e tem muita pouca chance de errar.É uma questão moral sim.

Os aqui de baixo têm agora como exigir que ,pelo menos na politica, a corrupção acabe.Que um projeto de sua supressão(pelo menos na politica)acabe ou diminua com ela.Pessoa de esquerda não se corrompe.

Repito e vou continuar repetindo:uma politica de frente teria mais condições de repelir a direita ,que ainda vai continuar aí,tentando o golpe.Lula pendeu bastante para a esquerda no discurso de posse,mas esta postura não era a ideal,porque uma politica de frente poria a questão nacional como a condição concreta de união nacional que ele pregou e da solução dos problemas financeiros,deixados por Dilma e Bolsonnaro:a solução é tributária,como explicou a filósofa Hannah Arendt,é só pegar a tributação das classes altas,das classes médias e aplicar nos mais pobres e desvalidos.Por isto a esquerda moderna tem que incluir a classe média.A esquerda brasileira vive antes da 1 a guerra...

O sucesso da esquerda,deste governo ,é a sua vinculação com o país vai destruir a direita e fazer de novo do Brasil um pais sme direita,como o era ante de Dilma(e de Lula).

Eu vou bater nesta tecla o quanto for preciso,a vida toda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário