segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Pelé é a Utopia Brasileira e Mundial

 

Algumas atividades humanas já estão na Utopia,qualquer que seja ela:música,cinema e entre os esportes,o futebol.

Quando pequeno ia com meu pai comunista(stalinista) ao estádio do maracanã,para ver a máquina tricolor,eu pensava que aquilo era a utopia:tardes com sol,com as pessoas se divertindo e vivendo a existência na sua plenitude,com sucessos e fracassos.

E mais do que isto a figura do jogador de futebol era aquele que proporcionava esta felicidade e era ele mesmo uma especie de vanguarda construtora deste momento final (mas não último)da humanidade.

Eu já contei esta história de Ademir Meneses(que meu pai adorava),mas vou contá-la de novo,porque cabe:antes da Copa de 50,um menino às portas da morte,por causa de um câncer, pediu para conhecê-lo e ele,naturalmente ,foi.

O menino se alegrou e poucos dias depois morreu.Ao sair do hospital Ademir perguntou aos que estavam do seu lado:por acaso eu sou Deus?

Para nós meninos o jogador de futebol era um Deus.Em outros paises o Deus era um militar,mas no Brasil,o Deus era( e é?)aquele que só traz felicidades no jogo da vida.

E entre todos os jogadores Pelé é ,a meu ver, o maior.Vejamos:Pelé viabilizou (repito viabilizou )cinco titulos mundiais,entre outros para ele.

Ninguém até hoje conseguiu superar isto aí.Os unicos jogadores que podem reinvindicar estar próximos de Pelé são Di Stefano e Puskas porque ganharam 5 vezes seguidas a liga européia(eu não sei se ganharam o campeonato mundial inter-clubes[se alguém souber me diga]).O resto nem dá impressão de que vai conseguir.

Não vejo como sérias estas discussões sobre quem é melhor,Maradona,Garrincha,Messi(Messi então não dá),quando se olha o que o Pelé fez como jogador.

Mas não fez apenas como desportista:fez como homem,como cidadão da humanidade.Agora há pouco,no velório do Rei,que está acontecendo no momento em que escrevo estas linhas,Gianni Infante presdente da Fifa teve uma ideia brilhante:instar a todos os paises a fazer um estádio com o nome de Rei Pelé.Isto seria o espraiamento da utopia,a confirmação do papel essencial de Pelé como jogador e do Brasil como o país que produziu o futebol mais importante para a história,em seus multiplos significados.

No fundo nós lutamos na politica,na vida,nas forças armadas,fazemos esta volta toda para ir aos estádios nos divertir e quando sairmos,apesar da derrota,sabermos que está tudo bem,como Pelé queria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário