sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Universalização do Ensino I

Um dos temas que mais me interessam nestas postagens é a questão da educação.Sou professor.Procurar passar aqui a minha opinião sobre os problemas atuais da educação,depois da redemocratização. Eu faço questão sempre de,no inicio destas postagens falar um pouco sobre os fundamentos destas minhas opiniões. No que tange ao problema educacional,os fundamentos são filosóficos e políticos.Mas principalmente políticos e estes são a base de outras opiniões sobre atualidade geral e do Brasil.NO caso da educação brasileira e os demais assuntos que nos interessam,os meus parâmetros remontam ao problema da Ditadura. Muita gente me critica porque alega que recuar até a ditadura para explicar fatos atuais é um pouco de covardia e um pouco de auto-justificação dos políticos atuais,no afã de esconder sua incapacidade e desinteresse em resolver os problemas de fundo de nosso país. Talvez no plano pessoal,das condutas pessoais este raciocínio seja válido,mas no plano social,político e histórico é até uma irresponsabilidade aceitar,de pronto,este argumento,porque desmobiliza a análise que devemos fazer,com coragem,das razões de nosso atraso. As razões de nosso atraso são longínquas e os grandes pesquisadores e intérpretes brasileiros demonstraram muita coisa.Contudo o Brasil não pára e as características deste atraso adquirem novas feições com o tempo. Costuma-se dizer que a ditadura marcou um grande desenvolvimento e modernização do Brasil,mas se observarmos este modelo de desenvolvimento não mudou as características concentradoras do modelo social brasileiro. Somos modernos porque temos indústrias modernas,mas o povo passa fome e é quase escravo como há 150 anos;temos uma ciência moderna,mas ela é importada de fora;temos uma cultura que se esforça para não ser dependente. Quando houve a redemocratização em 1985 o que se falava era recuperar todo o movimento nacional que crescera desde o último governo Vargas para ,partindo daí,produzir uma originalidade nacional,que era o objetivo daqueles tempos. Em função o processo de transição,que foi feito por um antigo defensor do regime,o atual Senador Sarney,esta recuperação não ocorreu,porque ele,sem muita legitimidade,jogou todos os problemas fundamentais da nação,para debaixo do problema econômico,da luta contra a inflação,que unificava o país em torno de seu governo.O problema das reparações ,da cultura,da educação,foram todos esquecidos,porque Sarney precisava evitar todos estes espinhos em seu caminho,cercado que estava(como Tancredo Tb),pelos militares desconfiados e que esperavam uma oportunidade para retorno dos quadros da ditadura. Muitas decisões tomadas ao longo do processo de redemocratização,que começou não em 85,mas em 74 ,com Geisel.Não foram revertidas pelo governo da “ Nova República”. A ditadura criou uma pós-graduação e um sistema educacional que podou a criatividade humanística das escolas que a contestaram até ao AI-5.A ditadura dividiu a esquerda com o pluripartidarismo e dentro dela,os comunistas,favorecendo a ascenção do PT.O pensamento de esquerda perdeu força.A ditadura deixou um sistema político-eleitoral esdrúxulo que até hoje dificulta a expressão pular.E mesmo o MDB e as forças que estão aí não conseguem se renovar porque não sabem enfrentar estes problemas sem colocar-se em perigo de morte. O projeto de universalização de ensino ficou em suspenso.  

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