sábado, 15 de fevereiro de 2014

Será que não aprendemos nada?


É chavão,eu sei,mas não tem como não aplicar na situação em que o Brasil vive hoje.Vamos lembrar,seguindo Hegel e Marx(não pude deixar de falar),que a História começa como tragédia e termina como farsa.Tudo o que está acontecendo no Brasil é o quê ,tragédia ou farsa?É claro que é farsa,é a repetição ,em miniatura e de forma ridícula ,do que aconteceu em 64.

Um resto de radicalismo,que comete erros em cima de erros e que justifica o aparecimento de uma direita,inclusive nova,mais associada à monarquia,que desde o mensalão ,no final do primeiro governo lula ,vem se articulando mais e mais.

Grupos de ação direta vêm tentando construir um " governo popular",colocando no bolso,fácil,fácil,o Estado, com suas complexidades.A ilusão permanente dos anarquistas.Como resposta,a tentativa de colocar a culpa na esquerda radical,ou seja,comunista e justificar um golpe salvador,para evitar a repetição do passado,com o Brasil na esfera soviética,se bem que não tem mais União Soviética...

Já disse aqui em outro artigo, a busca de reparação para os mortos e desaparecidos é justa,mas tem gente usando isto para fazer um crescimento da esquerda,às custas destes mortos,que queriam somente o bem do Brasil ,o fim da miséria,coisas que deviam ser prioritárias e não agredir e destruir,mesmo Bancos.Não se derruba a influência excludente dos Bancos desta forma.

Muito embora não acredite que o Deputado Marcelo Freixo tenha alguma coisa com isso,a fala da Fada Sininho foi muito contraditória e ele deveria demiti-la imediatamente.Uma hora disse que ligou para apoiar e depois disse que não conhecia ninguém.

Enfim...uma melèe que vai se formando aí e prejudicando o movimento das manifestações,que ainda tem muito o que pressionar para melhorar o Brasil ,no sentido que vale,que é o social(de fato,não obra ).

Me admira o governo petista dizer que isto tudo pode deslegitimar estas manifestações.Parece a manifestação de um desejo de um governo que se diz de esquerda e que não quer o povo na rua.

Como se o povo já não manifestou também a compreensão do que estes " boys" significam dentro do movimento,ou seja,nada,nenhuma representatividade.

O que pode acontecer e pode ser um desejo dos governos é que o medo de sair às ruas acabe por freiar  as manifestações.Se isto é um desejo dos governos,cujas polícias não oferecem segurança nenhuma(talvez de propósito),talvez estes" boys",quem sabe,não estão ligados a eles...

Vamos repetir os erros do passado,depois de tanta discussão e autocrítica,depois de tantos livros e filmes,vamos repetir os erros do passado,fazendo esta contraposição direita e esquerda e favorecer um governo autoritário eventual?

Isto prova que este sistema político-partidário brasileiro não está afinado com o futuro ,mas é a expressão de restos que não aceitando os erros da esquerda da qual participam ,insistem em impor os mesmos esquemas do passado,como se aquilo que ocorreu fosse apenas acidente.

Nós estamos no limiar de uma nova época e niguém quer construi-la.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário