sábado, 14 de novembro de 2015

Novo atentado

Motivo transcendental  e importantíssimo:adultério e  orgasmo



Eu sou de uma época em que se lutava para acabar com a miséria e  esta luta  era de massa,porque  já começava a  tentar incluir  as pessoas ,já que o estado não faz a  sua parte e ninguém ajudava.
Hoje os atentados são  motivados por  aquelas razões  elencadas por Max Scheller,um filósofo que tratou do ressentimento e  foi preso pelso nazistas.Carência  afetiva,confusão entre objetivos públicos,sociais,com questões de  ordem pessoal.Isto ataca frequentemente também uma esquerda que fala  em liberdade mas apóia  Sadam Hussein e  outros que tais  ,como se  houvesse  termo de comparação entre muçulmanos e a  sua teocracia e  o socialismo.
Mas isto acontece exatamente por  causa desta confusão entre  a questão pessoal e  a  luta social.O sujeito luta  pelas duas coisas,mas,para ele,o mais importante é ele mesmo e  diante dos problemas que a luta impõe  acaba por se crispar na necessidade de  lutar  por  carências individuais.Não é  a  miséria  que se deve superar,mas a feiúra;não é resolver o problema  social,mas garantir que todos possam  comer a filha do patrão.A questão não é a liberdade da mulher  ,mas que ela  obedeça ao marido e  use  o véu.
O que  estes  terroristas alegaram é que enquanto o seu país está em chamas(por  causa deles) os  outros gozam a vida ,praticam o adultério e  têm orgasmos,como  se  matando estes “ aproveitadores”a  luta para superar  o sofrimento vai avançar.
A “luta”  terrorista  é pequena,de  grupo,emocional,como dizia Gramsci,egoístico-passional.A verdadeira  luta não é contra ao adultério,mas contra  a  miséria  e a excludência e é de massa,de  todos,não de ressentidos.
Eu ia escrever sobre Marx  hoje,retomando o meu trabalho na Ponte,mas diante dos fatos,fiz  estas mal traçadas linhas de protesto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário