sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Do Amaral



Eu queria  continuar falando só sobre cultura,mas depois da prisão do Sr. Delcídio do Amaral não foi mais possível ignorar a  continuidade do apodrecimento da dmocracia brasileira.Isto porquê  é  a primeira vez  que um Senador é preso no exercício do mandato ,por ordem direta( e legítima)do STF.À primeira vista achei que era mais um momento da judicialização,que pode (como ainda acho)preparar uma futura ditadura do Judiciário,o poder que deve ser mais vigiado no meu modo de entender,mas depois verifiquei da legitimidade e  fundamento legal e factual para  o ato.
Então é mais um novelo deste dramalhão cheio de perigos  que só não explode  porque ninguém tem condição política de resolver o depois.
Na  minha opinião,que já manifestei,a lei não sustenta o pedido de impeachment de Dilma pelo fato de  ela ter mentido(o que aconteceu).Nos Estados Unidos é possível,mas aqui não.Eu sou favorável a uma  lei que defina a mentira como fundamento do impedimento,mas quem,qual político vai defender esta idéia muito necessária?Não ficaria  um meu  irmão!!
Então forçar o impeachment é perigoso,mas  era  muito melhor  que houvesse uma substituição do governo porque  haveria uma esperança imediata de melhora no quadro geral brasileiro,político econômico.A continuar esta administração avalia-se  que as melhoras só virão em 2018 ou 19,o que é um absurdo deste presidencialismo ultrapassado,que,rígido,impede  pelo menos o desejo de  modificar as coisas logo,num assomo de esperança que poderia nos ajudar a  sair do beco.
Claro ,poderiam objetar que uma mudança agora poderia  significar mais problemas,porque a oposição(exceto Marina Silva e talvez  PSOL)também está envolvida nesta  bagunça,mas eu penso que é melhor pecar por ação do que por omissão e  além do mais a continuidade também tem mais chances  de levar o país para mais baixo ainda do que o contrário.As  conseqüências desta situação não se mostram agora,mas no futuro,o desastre vai se fazer sentir,com a possibilidade de uma nova inflação galopante,como no passado.
O significado específico do Amaral é  a  corrosão evidente do Congresso como um todo.Não procede o argumento de Renan Calheiros de que não existe culpa formada.Existe a  condição dela,que é o flagrante, as provas sobejas já reunidas.Se vale para o  deve para “ os de cima”.
É preciso ressaltar  que vai ser absolutamente necessária a  alternância de poder na próxima eleição.Aliás  a insistência de certos setores da  oposição em exigir de Dilma que renuncie é para que ela(oposição)  se  garanta  como vitoriosa em 2018,outro fator que fortalece a continuidade de Dilma(o interesse  de mudar é exclusivista,não em nome do Brasil).
O povo  brasileiro deve ter em vista que se não     se quebrar esta continuidade do PT,mesmo um governo renovado vai ter dificuldades de  superar a  destruição que este período de  12 anos está causando ao Brasil,o que inviabilizará este novo governo de  quatro anos.
Marina tem falado acertadamente em acabar com a reeleição,mas se o passado pesar,ela,como qualquer outro governo,Aécio,vai achar este período pouco.
Falar em Aécio,ele é quem tem o maior eleitorado para pedir prioridade numa aliança das oposições,mas está visivelmente comprometido ,o que joga as grandes possibilidades de renovação em Marina,no PSB e  no PSOL.
Atenção povo brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário