quarta-feira, 27 de julho de 2016

Olimpíadas



A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas  deveu-se em grande parte ao fato de que era preciso manter o ideal olímpico como universal.Se ficasse no primeiro mundo ele perderia este objetivo ,posto desde o inicio pelo Barão  de Coubertin.
Estas afirmações quanto à qualidade do nosso projeto olímpico sempre foram moeda corrente e comum na relação dos europeus e do primeiro mundo com o resto do planeta e conosco especificamente:o eterno chauvinismo dos países “ evoluídos”.Aqueles em que ocorreram 1000 anos de guerras civis;aqueles onde ocorreu o genocídio;e aqueles em que o primeiro ato terrorista associado ao esporte aconteceu,em 1972,que terminou de maneira desastrada e trágica,uma vez que a policia local(alemã)não estava preparada para dar segurança a ninguém.
Nos vídeos sobre a Copa do Mundo de 1970 ,em que o Brasil demonstrava ,desde o inicio, uma superioridade técnica que nunca teve o primeiro mundo,percebe-se uma má-vontade em reconhecer este fato.
Então,ninguém me tira da cabeça que estas críticas,em parte verdadeiras,não são a reedição desta má vontade ,mas mais do que isto,sugere um propósito político de diminuir o terceiro mundo de vez,para promover novas olimpíadas.
Estes problemas, se ficarem expostos e repercutirem de forma constante no exterior podem dar motivo a que só daqui a dois séculos se ofereça uma outra oportunidade a uma outra cidade do Brasil(como São Paulo) ou da América Latina(porque Buenos Aires o quer também há muitos anos)para sediar uma Olimpiada.Pelo menos “ criando” esta “ verdade”,da incompetência terceiro mundo,os próximos processos de escolha já serão mais difíceis,com mais critérios impostos pelos “ lideres mundiais”.
O Brasil é atrasado(como outros países terceiro mundistas)na medida em que os fundamentos organizacionais do país não estão presentes,porque não há separação entre interesses particulares(políticos) e exigências profissionais.
Além do mais,como eu já explanei aqui, os países “ centrais” possuem,além da organização(e por causa disto a têm)mediações ideológicas e axiológicas que valem para todos,em princípio:a “ igualdade de oportunidades” nos Estados Unidos;a visão social do estado,nos países nórdicos;o estado de direito nos países da Europa.Não estou dizendo que isto funcione às mil maravilhas,mas é uma necessidade e um começo de país,pois a partir destas mediações há um mínimo reconhecimento mútuo dos cidadãos no interior de suas nações,o que é essencial para garantir vínculos de solidariedade,imprescindíveis à... organização.
No Brasil é cada um por si,o estado de direito,a cidadania,o conceito de povo e de república são palavras vazias que só aparecem em momentos  de crise.São como o Carnaval:num determinado momento ocorre e depois espera-se uma outra oportunidade,mas o carnaval,sociológicamente,tem uma regularidade,um padrão, a política,não,nem nas eleições.
Então nós temos que estar atentos ao significado do sucesso e do fracasso destas olimpíadas ,porque não vai ser sucesso ou fracasso apenas de nós,brasileiros e cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário