sábado, 12 de novembro de 2016

Ih! Trump II



Esperei a poeira abaixar para ver a tendência de Trump e tudo indica que ele vai cumprir o que prometeu e como eu disse no artigo anterior o seu governo será destrutivo,porque vai destruir o que foi construído por Obama.
Isto revela como o homem estadunidense está pouco preocupado com a noção de avanço ou de progresso:o que o motivou a  votar  em Trump foi para voltar para uma sociedade conservadora e assim os Estados Unidos estão divididos.
Contudo,também como eu disse no artigo anterior,se existe um nacionalismo nesta eleição,a sociedade moderna é inteiramente globalizada,sendo estas mudanças internacionais inevitáveis.Como Trump vai descartar as relações comerciais com a China e com outros países para favorecer o trabalho americano?Isto não acontece da noite para o dia e atinge interesses já estabelecidos em torno dos contratos,nos países que os assinaram.
Na frente interna,é relativamente fácil acabar com os direitos homoafetivos,a previdência de Obama,mas nas relações internacionais não é tão simples.
Todo mundo se  referiu ao fato de que ele gosta de Putin na Rússia,mas ele não vai apostar num apoio à “ grande Rùssia”,permitindo  o crescimento deste país e a tomada da Ucrânia.Se fizer isto será o menos inteligente dos presidentes americanos,porque tal decisão é um tiro no pé,enfraquecendo a influência dos Estados Unidos na Europa ocidental,com o aumento inverso ,dela, por parte da Rússia.
O muro na fronteira com o México ,igualmente,é fácil,mas deportar 11 milhões de pessoas não.Quem vai realizar as tarefas desta mão-de-obra barata?Os próprios estadunidenses?Trump é um capitalista selvagem e sabe que é uma grande hipocrisia esta história de favorecer o trabalhador nacional,com a expulsão dos estrangeiros.Os imigrantes baixam os custos e permitem lucros maiores,coisa que ele não pode ,portanto,ignorar.
Trump pode ser uma ficção,o seu governo talvez tenha esta característica:medidas bombásticas,mas continuidade dos processo econômicos capitalistas.
Do ponto de vista dos valores humanos,um desastre.Um governo não positivo,mas destrutivo,cai no vazio,produz um vácuo e a sociedade estadunidense ,dividida ,pode entrar em ebulição,em anomia,uma vez que seu presidente não tem plataforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário