segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Não é só bancada da bala ,é o direito civil



A atual onda de crescimento da direita no Brasil não se faz sentir só no plano do direito penal,com a menoridade penal e outros temas,mas também no plano do direito civil e comercial,onde o capitalismo tem armas tradicionais para dominar as chamadas classes subalternas.
Não sei porque a esquerda não trata destes problemas.Aliás eu sei:direito penal dá mais ibope,mas o direito civil e o comercial são muito mais letais ,porque mais duradouros.
Com os erros do PT,com sua estratégia de conciliação de classe,muita pessoas,inclusive das classes subalternas,obtiveram,pela primeira vez,crédito dos bancos.E por isso estão endividadas.
Dentro desta situação processos típicos do capitalismo selvagem ,expostos em livros e romances do século XIX(como “Os Miseráveis de Vitor Hugo”) estão voltando,como imóveis como garantia de empréstimos;como uma indústria  do endividamento,associada aos tribunais e no futuro ,a prisão por dívidas pode retornar,porque existem setores que querem fazer do Brasil algo mais atrasado do que a antiga Roma.
A proteção social dos cidadãos está correndo um risco sério e a culpa,tenho dito e vou repetir ,é dos erros da esquerda,permitindo que a direita prometa,externamente,um mundo melhor,mas no subterrâneo ,violência e brutalidade,inclusive dentro da legalidade,dentro do direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário