domingo, 16 de abril de 2017

Iesu Cristo



Não importa se esta figura existiu  ou não.O cientificismo acabou,em que a objetividade é uma exigência para a eventual legitimidade de alguma coisa.Também a concepção de ideologia como consciência falsa(Marx)foi substituída pela visão gramsciana de que a ideologia é uma verdade , uma consciência verdadeira para a subjetividade crente.
O significado psicológico é uma verdade,com consequências reais .(cristianismo)
A humanidade sempre procurou modelos,pelos quais fosse possível organizar a sociedade,mas também para estabelecer o sonho tópico de irmanação dela toda.
Para isso é preciso algo que seja comum a todos e que gere discursos,o logos,comum,a todos.Este modelo,que parece ser o definitivo é o da dor humana,o sofrimento humano.Aí teriam nascido as formas mais modernas do comunismo,porque para livrar o ser humano daquilo que o oprime,causando-lhe dor,é preciso reconhecer a causa destas mazelas,sejam elas o desamor,as relações sociais sociais de exploração ou quaisquer outras,como o indiferentismo.
Deve haver uma relação entre quem está embaixo da cruz e quem está pendurado lá e talvez seja este o começo da utopia ,até mesmo para aquele que não é cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário