sábado, 2 de junho de 2018

Temer e Ceausescu(e Hitler e Mussolini...)



Na semana que passou Temer usou as seguintes palavras:é preciso que todos trabalhem e apóiem o governo porque apoiar o governo é apoiar o Brasil.Esta afirmação é aparentemente lógica.Mas se as analisarmos com cuidado,veremos que não.
O princípio de que apoiar um governo é apoiar o país só é válido enquanto ele é salvaguarda da nação,do princípio coletivo e espiritual nacional.Todos os governos o são.Pelo menos aqueles que têm esta consciência ,não se colocando  numa posição de identidade com ela.Isto não é possível e legítimo em sociedade nenhuma.
Não é possível porque a sociedade é inevitavelmente plural e não é legítimo porque esta admissão de pluralidade é obrigatória para as sociedades democráticas.As sociedades não democráticas buscam deslegitimar estes princípios ,mas elas não se enquadram mesmo.
A fala do Presidente rompe com estes limites e apresenta uma insidiosa situação de perigo,que é a única causa admissível,momentânea(desde priscas eras)para se fazer esta identificação governo/nação(governo/povo),através de um mecanismo político de defesa(estado de sitio,ditadura,etc.).Todo perigo é uma ameaça ,que exige,supostamente,uma outra,igual e contrária(como na lei da física).
A ameaça de Temer é para que a instabilidade acabe e que não hajam mais greves.Em que medida podemos acreditar que estamos seguros quanto a isto?Não há nenhuma segurança,muito pelo contrário.
Temer tinha a obrigação de desbastar o caminho para deixar o próximo Presidente  tranqüilo para iniciar o seu governo sem a necessidade de resolver pendências passadas e eu já achava que isto não era factível,mas piorou.Tudo o que é ruim pode piorar.
Quando eu era comunista gozava Hitler e Mussolini por dizerem que a nação,o povo  e eles eram uma só coisa.Hess diz no filme de Leni Riefensthal “ O triunfo da Vontade”:” o Partido é Hitler como Hitler é a Alemanha”.Mussolini(como Napoleão)afirmava ser a Itália.Mas depois descobri que Ceausesco(“ do meu lado”) repetia estas baboseiras e  meus ex-companheiros(camaradas)dizíamos:chochesco é o partido,chochesco é o país,chochesco é o povo,ih.. se chochesco morrer morremos todos.
Temer é Chochesco.O nosso chochesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário