sexta-feira, 15 de junho de 2018

O futebol:minha narrativa


O futebol,que está em voga mais ainda com a copa do mundo na minha santa Rússia ,é um paradigma da humanidade e da possibilidade de reunir  em si mesmo tudo que é essencial na vida humana.
Todos dizem que o futebol arrasta multidões(apesar de tudo)por sua imprevisibilidade.Isto é uma meia-verdade,por dois ângulos:não é só por isso e também porque ele  tem uma imprevisibilidade relativa como a ciência moderna em geral demonstra ser o mundo.
Costuma-se fazer um distinção entre a ciência e os mitos,mas o futebol desmente esta separação.Os antigos deuses  faziam o que queriam,mas dentro de certos propósitos,de certos objetivos.Assim acontece com o futebol:há uma previsibilidade,mas sempre a possibilidade,não raro,do acaso.Há sempre um momento em que a vontade dos mitos prevalece por sobre a racionalidade esperada da prática esportiva do futebol.O acaso e o imponderável.Então o futebol une a verdade da probabilística como base das teorias,mas antes de Einstein e da física quântica ele já tinha feito esta prova.Faltava a  sua universalização ,com o futebol.
Do primeiro ângulo podemos ver  a pluralidade de sentidos presente nos estádios e partidas:é ciência pelos motivos supraditos e arte por conter infinitas narrativas de pessoas comuns,cuja memória   guardam para si  ou os seus próximos.
Os estádios são teatro,com as mesmas características do passado,exceto porque é feito por pessoas comuns ,que constroem lá estas narrativas que participam da formação do sujeito individual e do coletivo.
Há muitos anos atrás,face a uma polêmica sobre o papel do futebol (e dos estádios)para a compreensão do Brasil eu concordei com aqueles que não o viam como a mediação decisiva deste entendimento,pois o Brasil foi em grande parte explicado por seus pensadores,mas afirmei que no cotidiano a instância mais universal pela qual o brasileiro conceituava era ela,ao lado da relação com o parceiro e o motorista de táxi.Repito isto agora.
Eu entrei no maracanã, a primeira vez,pensando ser torcedor do Flamengo,em 1970,num jogo entre Flamengo e Santos.Foi a única vez que vi Pelé jogar.
Mas como tricolor foi com meu pai stalinista,na decisão do campeonato carioca de 1972,entre Flamengo e Fluminense.
Link do jogo de 1972
 https://www.youtube.com/watch?v=sdwYJTh2Vs0
Lembro-me de muito pouca coisa.Eu me tornei tricolor no dia em que o Fluminense ganhou o campeonato carioca de 1971,com o gol de Lula(legítimo).
link do jogo de 1971
 https://www.youtube.com/watch?v=PT_UhDM-GJ8

De 1970 até este dia,eu adorava as atitudes futebolísticas(narrativa)de Lula,o irreverente.Todo boleiro sabe que o que forma o torcedor,na sua decisão de permanecer a vida toda como tal,é o ídolo e o meu é este  irreverente jogador,que uma vez jogou a bola em José Marçal Filho ,que perdeu o seu apito no meio do gramado do maracanã.Lula foi expulso.Eu rolava de rir e de admiração.Quando Lula fez o gol eu tomei a decisão.
Mas esta decisão começou a me formar como ser humano,porque aí eu comecei a fazer as minhas escolhas,contra a opinião de meu pai que não gostava ,diferentemente de mim,da torcida e me levava para o alto do maracanã,na terra de ninguém.Nos anos subseqüentes fui ganhando a confiança dele e nos estabelecemos em definitivo perto dos túneis,vendo os jogadores entrarem e os torcedores conceituarem,exigindo dos gladiadores competência e  empenho.
No final da Taça Guanabara de 1975 me vinguei das reclamações de papai,que queria voltar à zona mista,mostrando-lhe uma briga que rolou antes do jogo se iniciar.Isto sem falar na final de 1973,Fla-Flu de novo,em que eu e meu irmão estávamos com ele e rolou uma briga que quase nos separou para sempre.
Meu pai foi obrigado em casa a levar o meu irmão Flamenguista,que se sentia diminuído e inferiorizado por não ir.Mas por causa do conflito ele nunca mais foi,para contrariedade de minha mãe.
Como se vê a narrativa de cada pessoa a ajuda a se entender e a se formar.Neste período  eu fui dos 8 anos para os 13  e a marca do significado do futebol ficou indelével  para mim(como num pensamento kantiano)na minha consciência de brasileiro.
entrevista de Lula
 https://www.youtube.com/watch?v=YjUIWKAm0p4

Nenhum comentário:

Postar um comentário