quarta-feira, 27 de junho de 2018

Delenda Germânia VI


Pausa no desfrute da Copa



Fiquei de completar as minhas reflexões sobre a Alemanha e seu evidente crescimento.Lendo sobre a unificação do país,deparei-me com um fato que havia esquecido e que tem  a ver com os meus artigos sobre a independência da Catalunha.
O pretexto para a Guerra Franco –Russa de 1870 ,que criou as condições de unificação da Alemanha foi a candidatura de um aristocrata alemão hohenzolern ao trono da Espanha.Bismarck criou uma série de qüiproquós para insuflar o nacionalismo francês,que se sentia ameaçado por um ataque à  sua zona de influência ,da qual a Espanha fazia parte.
Com a vitória sobre a França de Napoleão III,o nacionalismo alemão cresceu.Às regiões protestantes do norte da Europa ,que já tinham se unificado,juntaram-se as do Sul,católicas,em nome de um Império Alemão que se tornaria mais e mais ,nos anos seguintes,uma “ nação alemã”.
Alguma semelhança com o que acontece hoje com a tentativa de separatismo da Catalunha?Porque Angela Merkel  defendeu a unidade espanhola,recusando apoio aos políticos separatistas e a Bélgica os apoiou?Porque com a eleição de Trump  a Alemanha está imprensada entre dois gigantes nacionalistas,Estados Unidos e Rússia e precisa se reforçar na Europa ,refazendo as suas alianças e áreas de influência para conter o avanço  destas duas “ colunas de Hércules”.
Até o Partido Social-democrata alemão aceitou mais um mandato para Angela Merkel,abrindo mão da alternância de poder,em nome da defesa do país.
O fato de defender a causa da unidade espanhola significa que os alemães se tornaram os árbitros de sua mantença,enfraquecendo ,por tabela,França e Reino Unido.
Nunca se viu dois dirigentes tão inexpressivos como Teresa May e Macron,mas a sua inexpressividade tem a ver com a situação de suas nações,numa conjuntura idêntica àquela que prenunciou as duas guerras mundiais e cujo começo está na política de Bismarck.
Há que investigar o grau de conexão da Alemanha com os políticos catalães,porque,como no século XIX,pode estar rolando dinheiro por debaixo dos panos,assim como rolou  para os espanhóis em 1870.
O que me impressiona é a ingenuidade perigosa das esquerdas brasileiras(acantonadas em ONGs financiadas pela Holanda)que defendeu o separatismo,vendo nisso uma oportunidade de implantação do socialismo.É de matar de rir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário