quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A justiça para além da direita e da esquerda

O caso César de Alencar


Neste momento desditoso do Brasil nós precisamos lembrar o que foram os anos da ditadura militar,civil-militar.A situação política do Brasil,como em outros lugares,causou inúmeros prejuízos às pessoas comuns que não souberam separar bem as coisas.
Uma coisa é ser um trabalhador,outra um político.A política e o politico devem saber que quem fundamenta a política é o trabalhador.A representação constitui uma hierarquia ,na qual,na base ,está o cidadão/trabalhador.
Figuras como Silvio Santos e Roberto Marinho ,apesar de capitalistas,sempre souberam separar o trabalhador comunista da sua condição ideológica.Outras como Wilson Simonal e César de Alencar submeteram as suas atividades profissionais a objetivos políticos e ideológicos,sem notar que,com isto, a confiança deles iria para o ralo.
Em outro artigo eu já expliquei esta situação.Tem gente aí em rádio que não me lê e faz considerações absurdas sobre o que eu escrevo aqui.
Ao dizer “ a liberdade é indivisível”Edmund Burke(direita inglesa)estava se referindo à sociedade política,à intersecção entre o estado e a sociedade e queria significar:quando uma pessoa,um cidadão,qualquer um, é atingido por um ato de força,um ato político de força, todos estão em perigo.É a versão da direita daquilo que foi dito por Bertolt Brecht em seu famoso poema:” primeiro levaram...”.
O trabalho não é de direita ou de  esquerda,ele é a mediação decisiva do cotidiano,que permanece ,para além das ideologias e ditaduras.Atentar contra ele é marcar a  si mesmo com o ferro do opróbrio definitivo,da culpa definitiva.
Já que eu sou atacado aí por figuras radiofônicas eu quero dizer,me defendendo,que,pessoalmente não acho que uma pessoa,por mais errada que tenha sido  deve   ficar condenada  perpètuamente,como César de Alencar e Simonal ou mesmo Barbosa o goleiro.
Admito para certos casos prisão perpétua,mas com revisão obrigatória e regular,mas para pessoas como as citadas não vejo porquê submetê-las a sofrimentos e privações para sempre e isto vale para o nazista,o fascista,os comunistas e outros.Defendo o império da lei e do estado de direito.Seguindo Simon Wisenthal ,que disse “ os nazistas são culpados,mas os seus filhos não”,digo o mesmo dos filhos destes desatinados.
Assim sendo ,repetindo aquilo que eu disse sobre sobre a shindo-remei e os comunistas,não tenho nada contra César de Alencar ou Simonal ou qualquer um na mesma situação,só que não participei de nada do que aconteceu com eles,na radio nacional ou com os músicos respectivamente.O que posso fazer senão ser solidários com eles?  Não é porque os comunistas,ou alguns deles, prejudicaram César de Alencar e Simonal,que eu,que fui comunista e não sou mais,devo pagar pelo que lhes sucedeu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário