sábado, 1 de dezembro de 2018

Se falo em Karl Marx,sou comunista


Pequeno tratado da burrice na internet

O fato de eu falar em Karl Marx me torna comunista? Eu queria que estes idiotas da internet me respondessem isto,porque é duro você se esforçar para explicar os fundamentos da sua ação,das suas convicções e as pessoas embaralham tudo por idéias pré-concebidas,falat de cultura,de conhecimento.
As pessoas,principalmente no Brasil,falam de coisas supostamente já estabelecidas como ciência,como verdade.O indefectível Karl Marx é o exemplo maior disto aí.Ninguém passou da orelha de livro de Marx,muito menos de “ O Capital” e fala sobre isto aí como se não houvesse nenhum nexo entre teoria e prática,coisa que é colocada desde sempre.
O ativismo é separado abstrusamente  do fundamento intelectual ,que não é buscado nem lido.Então a atividade política é mera tomada do poder de estado para implementação de algo que a maioria não sabe.Mas no final,na prática(sem fundamento)é só a imposição de um modelo(sobre os outros) supostamente adequado para a sociedade.Como ele não encaixa de fato,a ideologia como consciência falsa ,predomina em forma de propaganda cínica de êxitos duvidosos.
O fundamento do ativismo comunista e de esquerda,pressupõe certos limites a serem respeitados,como decorrência dos textos,das propostas.Falar em massa para quem é gramsciano é um absurdo;estabelecer uma exigência de escolaridade para a leitura do “Capital”,também,na medida em que ele foi escrito  para a classe operária.Eu me lembro de ter esta atitude de leitura do “Capital” no Instituto Astrojildo Pereira nos anos 80 do século passado(evidentemente)e um jumento teve quase um ataque;pessoa de esquerda vive em função da emancipação do povo explorado ,então não pode desviar dinheiro.
Mas na internet a coisa se complica porque se amplifica a ignorância.A sua influência se reproduz como rato.Esta conexão  teoria e prática é uma premissa lógica.Ela pode ser contestada e deixada de lado,mas se a militância faz a sua prática baseada na teoria tem que conhecer,o que não acontece.
Por isto são gerados comentários a meu respeito totalmente infundados de que eu não tenho identidade.Eu separei certos assuntos por blog para não embaralhar,mas a pessoa que os lê diuturnamente vê o encaixe perfeito dos meus fundamentos com a minha análise do cotidiano.
As pessoas agem comigo como agem com Karl Marx:não lêem e aí dizem que sou uma esfinge,um camaleão sem fundamento,mas os outros é que ficam com esta estupidez ideológica de escolher um lado.
Eu já expliquei há muitos anos que este história de lado é só imposição de modelo sobre a realidade,sobre os outros,citando Ernst Cassirer.O mundo real nos passa pela sociologia e pela nação.Não há teoria capaz de oferecer um modelo explicativo para o mundo todo,por isto precisamos ver as regiões ,as nações e as suas relações, para poder nos aproximar de uma apreensão a mais adequada do real.
Eu falo em Marx para criticá-lo,não  para segui-lo.Estas coisas não estão nele,provavelmente ele recusaria,se ressuscitasse(um fato importantíssimo e muito útil para o destino da humanidade...),mas não estou nem aí.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário