sexta-feira, 10 de maio de 2019

Análise de Conjuntura

Vamos analisar um pouquinho a situação atual:a minha premissa é de que toda esta “ bagunça” governamental é de caso pensado.Eu não queria propriamente escrever este artigo porque ele apresenta contradições entre a intelecção e a politica.
Normalmente o intelectual e o politico não convivem.Poucos foram os personagens da História que tiveram nome dos dois lados e eu não incluo aí Lênin,pois seu trabalho não era propriamente intelectual profissionalmente.Eu só me lmebro de Marco Aurélio,o Imperador Romano,importante como politico e como filósofo estóico.E eu já demonstrei ,falando em Bukharin,como tentar juntar estas duas atividades pode ser perigoso.
Isto porque o intelectual é aficcionado à verdade,enquanto que o que move o politico é a imaginação,a solução de problemas,que pode ou não ter contato com a verdade.
Isso tudo é para dizer que embora seja eu intelectual discuto politica também e nestas horas,a minha condição de cidadão entra no caldeirão.
Tolstoi afirmava que quando um primeiro passo mal dado acontecia ,depois para revertê-lo era dificil e as suas consequencias nefastas continuavam por muito tempo.Os erros da esquerda brasileira que levaram a direita ao poder criaram um fato dificil de superar agora.Se esta direita conseguir diminuir pela metade o desemprego,ela emplaca facilmente um segundo mandato.Ela está com a faca e o queijo na mão,porque simplesmente tem...o governo,por um tempão.
E eu,como cidadão,como pessoa de esquerda,não posso ser contra algo assim.Quer dizer,acima de tudo se você tem respeito pelas instituições e pelo povo trabalhador tem que admitir e preconizar esta solução.
Outra atitude é apostar no quanto pior melhor.A culpa desta situação paradoxal(para não dizer estrambótica)é dos erros metodólogicos e politicos da esquerda,que não apoiando consequentemente a democracia,abriram espaço para tal coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário