quinta-feira, 5 de setembro de 2019

E a esquerda hein?

É urgente um partido novo de esquerda no Brasil.Diante desta catástrofe que é o crescimento da direita não podia ser pior a falta de uma oposição mais forte.Muita gente diz que na hora da próxima eleição nada indica que Bolsonaro permaneça,mas só a direita se movimenta.E mesmo que ele seja derrotado o fato histórico é que a direita se consolidou.
O PT é apenas um pálido reflexo do getulismo.É uma vanguarda em torno de uma liderança personalista(como Stalin),sem projeto nacional e que tonitroa esganiçadamente o “ Lula Livre”,porque se seu lider desaparecer ela desaparece(junto com os privilégios).
No entanto ele é como o MDB no tempo de Tancredo:ele é que possui a massa de trabalhadores organizada capaz de aliada à classe média,retomar o projeto nacional.Para isto,é preciso que ,de fora e dentro se faça a modificação do seu receituário politico,a partir do reconhecimento dos erros fatais cometidos.
Tanto quanto na reforma politica é dificil os politicos cortarem na própria carne(por isso defendo referendum como Dilma propusera),na esquerda sempre foi dificil reconhecer os erros,porque,como nos outros partidos,se houvesse autocritica,uma autocritica real,não relativizada(como Prestes fazia)as vanguardas da esquerda perderiam o seu lugar.O vanguardismo vermehlo do PT impede que ele evolua.Ele prefere o culto à personalidade de Lula,que fenece a cada dia,mas é mantido a todo custo,por interesse pessoal,deixando o Brasil de lado,como já reiterei inúmeras vezes.
Nós estamos sem oposição.A esquerda não existe e não se renova.Ela está lá presa com Lula e resiste a propor novas ideias,jogando tudo numa possível eleição de Haddad,como se isto fosse suficiente.E Haddad disse que queria ganhar a eleição para o Presidente Lula.O Brasil que se dane.O desemprego que se dane.Na verdade vou repetir:todo mundo deixa de lado esta tragédia do desemprego,paar criar uma situação de comoção e só depois de obter o poder atacá-lo.O poder está na frente do dever.Bolsonaro não faz nada,a esquerda não tem proposta.
Falar nisto ,eu fiz análises ( e faço ainda)ouvidas aí pelas rádios,que têm se mostardo premonitórias quanto a estes acontecimentos politicos.Já disse:não pretendo originalidade,mas as pessoas que me lêem têm o dever de me citar,de me dar oportunidade de falar,mesmo sem diploma.Tem uma radio aí no Rio de Janeiro,que eu já citei,que vive me lendo,mas não me reconhece.A esquerda e a direita têm uma relação simbiótica,eles repetem isto.Eu ouvi isto aí numa mesa de bar,é um consenso de parte do povo brasileiro,mas me lendo aqui tem que reconhecer.
A ideia de uma politica de estado,que dirija a de governo foi lançada pela primeira vez por Cesar Maia,mas eu tenho incrementado e insistido aqui.O parlamentarismo é defendido por muita gente há muito tempo no Brasil,mas eu tenho acrescentado algumas ideias,como a de equilibrar o plano geral do politico com as competências individuais.A esquerda e a direita se alimentam,aparece nos debates populares(menos eu),bem como a consigna de “ fora extremistas”que eu lancei.
É preciso ter lealdade intelectual,apanágio de toda democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário