sábado, 17 de outubro de 2020

No dia dos professores

 

Chegou mais um dia dos professores e os encomios serão,como sempre,muitos.Mas muita gente que elogia os professores não sabe dos verdadeiros problemas desta profissão e não atua, como cidadania,para ajudar a solucioná-los.

São tantos os problemas que todos só escolhem alguns mais escandolosos para fazer as homenagens diante dos mestres vitimizados todos os dias:agressão dos alunos;baixos salários.Mas existem outros que ,reconhecidos,mostram como a sociedade ou é cega ou é muito hipócrita.

Todo mundo tece loas a esta profissão,mas muitos quando recebem uma nota baixa numa escola particular vão à direção e conseguem reobter a nota porque pagam.

O professor é normalmente abandonado,na sua condição de trabalhador individual ,pelas direções destas escolas particulares e nas públicas,salvo,nestas últimas,se fizer parte de algum conchavo,de algum pacto da mediocridade particular,que só confirma a corrente do pacto da mediocridade que todo mundo sabe que existe no Brasil e que assume um aspecto dramático na educação,porque passa para os alunos,a apróxima geração.

A vida demonstra,e as nossas mãezinhas também ,que só com um xarope amargo é que se acaba com uma doença.O remédio amargo da vida social é reconhecer a sociedade ela mesma a sua responsabilidade no que ocorre de ruim.

A maioria das pessoas tem uma visão passadiça sobre o magistério.Os antigos critérios que nossos avós conheceram na relação com os professores foram substituídos pela questão social,pela violência dominante,que determina uma prevalência dos interesses econômicos,mercadológicos,politicos sobre os de ensino.

Darcy Ribeiro cristalizou este momento quando disse “ os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem”,com referência às escolas particulares.

Mas nas públicas outros efeitos deletérios próprios desta nova situação s e fazem sentir na atividade cotidiana dos professores.Entre elas a já citada violência.

Quando a sociedade não encara a si mesma como responsável pelos seus problemas e não toma o xarope amargo da mamãe nada muda.

Muita gente homenageia os professores mas já pressionou as instituições para obter notas.Muita gente homenageia os professores mas não critica as direções de certas escolas que não os apóiam quando um aluno comete violência ou quer dar uma nota baixa merecida.Amanhã ou depois este aluno vai cometer erros ou coisa pior e a culpa será do professor não da direção que favoreceu o aluno não o professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário