sábado, 24 de outubro de 2020

O erro essencial de Lula e do PT

 

Muita gente fica me ridicularizando por esta minha fixação em Stalin e eu vou responder a isto em outro artigo.Mas uma das razões que me levaram e me levam a discutir esta personagem histórica é o seu revérbero na esquerda,a qual eu ainda pertenço.

Inlcusive no Brasil este revérbero é muito forte.Logo num país que não deveria ter nada a ver com isto.

Lula reproduz o comportamento de Stalin,resumido na sua imposição politica conhecida como “ culto à personalidade”.No seu filme autopromocional ,em certo momento,ele diz que o único lider de fato no e do Brasil é ele.Quer dizer ,se ele morrer,o Brasil está sem ninguém para governar,porque só ele tem condições.

Se isto não tem a ver com stalinismo e seu culto à personalidade não sei mais o que é este conceito.Se formos aprofundá-lo nós veremos que tal postura é aquela mesma do salvacionismo populista de direita em que o estado e a sociedade fazem uma intersecção definitiva na figura providencial.

O erro essencial de Lula e que o coloca no mesmo patamar destes comportamentos passadiços,mas que o poria numa condição consequente de esquerda se o reconhecesse,é que ele tem todo o direito de defender a sua posição pessoal,até ao momento de sua absolvição se for possível e de justiça,mas não pode identificá-la com o país.

Lula não é prisioneiro politico.Ele foi julgado pelo sistema judiciário do Brasil,como eu e como o leitor.Da mesma forma que ele se sente injustiçado,eu também,o leitor também e nenhum de nós cidadãos comuns obtém apoio com o Papa,com os direitos humanos,com organismos internacionais e certamente nós também temos carradas de razão em pedir ajuda.

A postura de Lula e do PT ,baseada em certas concepções radicais,é o direito de se colocar acima da lei ,em nome de uma concepção de povo exclusivista,ao arrepio da cidadania e do estado de direito.Um personalismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário