segunda-feira, 31 de maio de 2021

Fernando Henrique e Lula:uma esperança II

 

Tenho que voltar a este tema para explicar os meus critérios para alguns dos meus leitores,que não compreendem o meu raciocinio.

Para mim não é uma questão de votar em pessoas,neste ou naquele politico e se eu fosse considerar a honestidade eu não votaria em ninguém,coisa que eu não faço,porque quero ter o direito de cobrar depois.

Para mim o eleitor deve pensar como estadista.Todo politico deveria pensar e agir como tal.O que caracteriza a politica estadista?O estadismo é o procedimento politico pelo qual se identifica nas ações momentâneas,imediatas,o seu significado transtemporal,mediato e futuro.Quer dizer, é fazer politica não pensando na ponta do nariz,mas no tempo e no futuro,mediato e imediato.

Na vida politica isto se constrói conectando a representação do estado,da nação,com a administração politica ,governamental,coisa que o parlamentarismo faz muito bem.

Politica de governo sem conexão com politica de estado,sem estadismo não cria sentido,não tem significado.O estadismo ,a atividade que vê o mediato no imediato só subsiste nesta conexão e principalmente com a preeminência da representação do estado.

Isto vale para qualquer época ,mas nesta em que estamos vivendo ,é uma exigência.Nós temos que pensar,mais do que nunca,no que é melhor para o Brasil e o melhor é unir a classe média com a classe operária e tornar o Brasil de novo unido,após os governos desatinados de Dilma e Bolsonaro.

Lógico que muita gente vai me contestar dizendo que Lula é Dilma de novo,o que é parcialmente verdade.Mas não é apenas,como eu disse no artigo anterior ,as pessoas de Fernando Henrique e Lula:é um programa em volta deles,com o qual algumas coisas esseenciais para o Brasil deverão ser obtidas por um governo resultante desta união.

Mesmo que não resulte numa vitória no ano que vem,esta união tem um significado histórico decisivo para o nosso país.Eu vou discutir o programa e este papel histórico nos dois próximos artigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário